Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 10 de Julho de 2025
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Vacina 1
2026 está chegando
Data:25/06/2025 - Hora:07h51
2026 está chegando
Divulgação

Para a direita voltar ao poder, parece necessário decidir sem demora

Não entendo de política, “malemá” como se diz lá na minha terra, acompanho as tendências locais e nacionais pelos jornais e sites, sem me aprofundar.

Sei — conforme pesquisas deste mês de junho — que dois terços da população brasileira rejeitam as candidaturas em 2026 do Lula e do Bolsonaro. Em cada 100 eleitores, 66 acham que Lula deveria encerrar a carreira e 67 dizem que é hora do Bolsonaro se aposentar.

Sobre o Presidente que já beira os 80 anos, dizem seus admiradores que ainda tem “muita lenha pra queimar” (metáfora para disposição, sabedoria, inteligência). Não é verdade, nem sei um algum dia teve ou se sempre queimou carvão.

O Bolsonaro ganhou a eleição em 2018, depois de 14 anos de governo da esquerda. Parecia o fim do petismo, mas por falta de “lenha pra queimar” devolveu o comando para o Lula.

Em 2022 cerca de dois milhões de eleitores decidiram tirar o Bolsonaro e colocar o Lula. Democracia é assim mesmo, basta um para determinar o rumo do país.

Agora resta esperar o tempo que falta para terminar o governo e tentar conduzir a centro-direita ao poder. Mas é aí que o trem fica feio: a esquerda tem toda sua energia direcionada para um só candidato, enquanto na direita, pelo menos cinco estão brigando entre si enquanto aguardam e imploram a bênção de quem tem o poder de escolher.

Não creio que qualquer dos pretendentes —Tarcísio, Zema, Ratinho, Caiado ou Eduardo Leite — morra de amores (desculpem o clichê) pelo Bolsonaro. Sabem, entretanto, que ele decide quem será o futuro candidato, pois 35% do eleitorado brasileiro votará no seu ungido. 

Por que ele tem tantos votos? Pela mesma razão que o Lula tem os 35% dele. Os eleitores escolhem seus ídolos, a quem passam a adorar sem questionar suas qualidades. Por eles, se afastam de parentes, discutem com colegas e brigam com amigos.

Hoje há uma especulação em Brasília de que a futura chapa da direita será composta por Tarcísio e Michelle, formação que parece forte para concorrer e talvez vencer a única opção do PT, que é o Lula.

Dizem que o Bolsonaro não dispensa um nome da família na chapa de 2026, seja um filho ou a esposa. Não é estranho que uma pessoa sem nenhuma experiência política seja cotada para tão alto cargo somente por ser mulher do ex-presidente?

Para a direita voltar ao poder, parece necessário decidir sem demora, considerando que, salvo um milagre, o Bolsonaro não concorrerá no próximo ano. Não só pela inelegibilidade já declarada, como também pelas prováveis condenações judiciais que virão nos próximos meses.

O momento é de aproveitar a fraqueza do Lula, que desgastado pelas constantes crises ainda teima em aumentar os impostos e recusa-se a iniciar uma inadiável contenção dos gastos públicos. Há sinais de que o povo, mesmo com os repasses sociais que sangram o tesouro, cansou-se do PT. 

Renato de Paiva Pereira é empresário e escritor. 

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Correio Cacerense. 




fonte: Renato de Paiva Pereira



anuncie aqui AREEIRA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Vacina 2
Sicredi novo
zoom
High Society
Nesta quinta-feira (26), quem troca de idade, com elegância e bom humor de sempre é o advogado Luís Mário Castrillon Mendes Araújo! Figura querida no meio jurídico e também entre amigos, Luís Mário coleciona bons argumentos, boas histórias e bons momentos — e que venham muitos mais! A ele, desejamos saúde, conquistas e que essa nova volta ao sol seja repleta de motivos para brindar. Feliz aniversário! Flores multicoloridas a querida Andrea Carla, que celebrou idade nova cercada pelo amor e carinho dos familiares e rol de amigos. Que Deus em sua infinita bondade lhe presenteie com um ano repleto de saúde e alegrias. Receba nossos Parabéns! Comemorou data nova a querida Mareni Gomes da Silva, uma mulher que une graciosidade, generosidade e um coração voltado ao bem. Sempre envolvida nas causas sociais e atuante no Grupo Amigos para o Bem, Mareni é daquelas pessoas que fazem a diferença. Que o novo ciclo traga ainda mais luz, saúde e alegrias para essa alma linda que tanto serve ao próximo.
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados