Sarau de Arte Pantaneira celebra a diversidade e a cultura de Cáceres
Data:08/03/2025 - Hora:08h21
Assessoria
A população cacerense se prepara para mais uma edição do tradicional sarau, promovido pelo Movimento Figueira Cultural (MFC). O evento, intitulado Sarau de Arte Pantaneira, acontece neste sábado, dia 08 de março, a partir das 17h30, na Sicmatur, às margens do Rio Paraguai, o cartão-postal da cidade.
As ações do MFC têm como finalidade dar visibilidade a músicos, poetas, dançarinos e performers por meio da construção de um espaço para apresentar seus trabalhos. Para realização do Sarau de Arte Pantaneira o grupo conta com o apoio da Prefeitura de Cáceres e da Lei Aldir Blanc, que é uma iniciativa do Governo Federal para apoiar o setor cultural.
A consolidação de ações culturais
O MFC é um coletivo constituído por professores, estudantes universitários, artistas e membros da comunidade. Desde a criação do grupo os membros vêm promovendo ações culturais em diversos locais do município, como a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), a biblioteca municipal, escolas e instituições sociais.
No ano passado, o grupo celebrou 10 anos de atividades por meio do evento Sarau da Figueira; tanto o nome desta edição quanto o local foram escolhidos em homenagem ao primeiro evento organizado pelo MFC. A trajetória e tradição do grupo reforçam a importância dele para o cenário cultural cacerense. Já em relação a edição atual: Sarau de Arte Pantaneira, o MFC vem a renovar seu compromisso com a população cacerense.
Ações marcadas pela diversidade
O Sarau de Arte Pantaneira abre espaço para produções culturais contra-hegemônicas e contará com a participação de diferentes artistas plásticos, músicos, literatos, poetas e outros coletivos independentes. Um aspecto a ser destacado é que “qualquer ação proposta pelo Movimento parte de uma relação direta com diferentes grupos, organizações, ativistas e artistas que buscam manter as produções artístico-culturais do povo cacerense vivas e visíveis para toda a comunidade, sendo sempre um movimento de inclusão”, afirmam membros do MFC.
O Sarau de Arte Pantaneira também terá a participação da feira gastronômica e cultural da cavalhada e da Associação de Ajuda aos Animais de Cáceres. A programação completa pode ser conferida abaixo:
18h15 – Abertura
18h25 – Rachaduras e Raízes (MCs)
18h55 – Abner Miranda (acústico)
19h15 – Gabriel Brailowsky (poesia)
19h22 – Maria Clara (poesia)
19h30 – Grupo Vitória Régia (dança)
19h50 – Ismael Diniz (dança)
20h10 – Lud Landes (acústico)
20h35 – João Gabriel (acústico)
21h00 – Fascínio Lírico (MCs)
21h50 – Ladodaveron (banda)
23h00 – Carameldog (banda)
00h10 – O Mormaço Severino (banda)
O MFC ressalta que o evento, assim como qualquer atividade proposta pelo grupo, é totalmente gratuito e aberto à comunidade.
fonte: Assessoria
» COMENTÁRIOS
|