Marinha realiza inspeção naval em Cáceres
Data:23/02/2025 - Hora:18h33
João Arruda/JC
Uma patrulha naval sob o comando do capitão Magno Luís de Moura, realizou uma minuciosa inspeção nas embarcações que estavam navegando no Rio Paraguai e suas baías. A ação se desenrolou na tarde de ontem sabado 22.02.
Na prática essas averiguações são rotineiras, visam , segundo o comandante Magno, verificar a situação das embarcações, dos condutores ( se habilitados), e fazer cumprir o uso e o emprego de itens de segurança, especialmente o colete salva vidas.
Outra preocupação da Marinha em Cáceres, se refere ao crescente número de motos aquáticas que saltaram de 10 registradas até 2022 para cerca de 50 unidades do chamado Jet Ski. A essa modalidade de embarcação existem orientações específicas dado a velocidade empregada. Não sendo recomendado navegar em furados ou corixos ( canais estreitos) que se tornam navegáveis neste período de cheia no Rio Paraguai. E, ainda os condutores das motos aquáticas, são advertidos à manter distâncias de banhistas e ou onde houver pescadores em barrancos.
Tais advertências são reiteradas a cada inspeção naval. De acordo com o Agente da Marinha local, visa dar segurança a todos quantos utilizam o Rio Paraguai e suas baías para lazer ou comércio.
Na incursão deste sabado, todos condutores das lanchas e das motos aquáticas, estavam em dia com a documentação e dos veículos. Detalhe, em todas as abordagens realizadas, os condutores foram convidados de maneira facultativa a realizarem o teste do bafômetro, visto que a Lei que se aplica aos carros em vias rodoviárias abrange também as embarcações.
Nessa patrulha à Marinha do Brasil, convidou à TV Descalvados afiliada do SBT, em Cáceres, o repórter cinematográfico Deivid Bento, documentou toda a ação. Além do comandante os praças Roosevelt Saraiva Neto e Rafael Altino atuaram no apoio.
Neste domingo, quando o movimento no Rio Paraguai dobra haverá nova inspeção com o mesmo objetivo, ou seja segurança na navegação .
Em setembro de 1992, se registrou em Cáceres, um violento acidente náutico que vitimou o pescador Joaquim Santana Neves, o Quinco 34 anos, quando sua embarcação entrou na Baía de Cáceres, foi atingida por uma moto aquática , Quinco morreu no local, bastante querido na cidade sua morte levou a cidade a comoção.
Para surpresa geral, quando a Marinha deteve o condutor e o entregou a Polícia Civil, foi verificado que se tratava de um dos sequestradores do então deputado Renée Barbour, que atendia pela alcunha de " Orlandinho Sequestrador ". No ano passado próximo à baía das Pombas sul de Cáceres, ocorreu um acidente envolvendo um jet ski e duas lanchas. Contudo, não houve vítimas fatais.
fonte: Por João Arruda
» COMENTÁRIOS
|
|
Publidicade
High Society
|