FIEMT solicita regulamentação de Cáceres como cidade-gêmea de San Matías, Governador Mauro Mendes sinaliza positivamente
Data:13/02/2025 - Hora:11h01
Fiemt
Representantes da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) se reuniram no início da semana com o governador Mauro Mendes, no Palácio Paiaguás, para discutir os avanços necessários na regulamentação da Portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que em 2019 reconheceu Cáceres como cidade-gêmea de San Matías, na Bolívia.
A reunião teve caráter eminentemente técnico, visando definir os ajustes regulatórios que permitam a plena implementação dos benefícios decorrentes do status de cidade-gêmea. Entre os potenciais benefícios, destacam-se a facilitação do comércio transfronteiriço com isenção de impostos sobre produtos importados, o fortalecimento das relações econômicas e sociais entre os municípios e a redução da burocracia para investimentos e acesso a financiamentos.
Para a Fiemt, a regulamentação adequada é um passo importante para impulsionar o desenvolvimento regional e ampliar a competitividade de Cáceres, potencializando oportunidades de integração com o mercado boliviano. O vice-presidente da Fiemt, Heloízo Motta, apresentou uma série de documentos de apoio, provenientes de entidades públicas e privadas, que reforçam a viabilidade da transformação de Cáceres em uma “zona franca”, com a instalação de free shops para a comercialização de produtos livres de impostos.
O governador Mauro Mendes sinalizou uma postura favorável à proposta e comprometeu-se a anunciar as medidas pertinentes assim que o relatório técnico da Secretaria da Fazenda (Sefaz) for finalizado. A iniciativa faz parte de um esforço mais amplo de modernização e integração regional, alinhado com as políticas de desenvolvimento econômico adotadas pelo governo.
Atualmente, o Brasil conta com 33 cidades-gêmeas, sendo que a maioria está concentrada no Rio Grande do Sul. A inclusão de Cáceres nessa lista representa uma nova fronteira para a cooperação transfronteiriça, abrindo perspectivas para a diversificação e dinamização dos negócios locais. (Com informações Fiemt)
fonte: Da Redação
» COMENTÁRIOS
|