Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 17 de Junho de 2025
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Vacina 1
Aedes aegypti: A Luta Que Depende de Cada Um de Nós
Data:30/1/2025 - Hora:07h04
Aedes aegypti: A Luta Que Depende de Cada Um de Nós
Reprodução Web

O período chuvoso traz consigo um alerta importante para a saúde pública: o aumento dos focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças graves como dengue, zika e chikungunya. Apesar dos esforços contínuos das autoridades municipais, o sucesso no combate a esse problema está diretamente ligado à participação ativa de cada cidadão.

Dados recentes apontam que a maioria dos criadouros do mosquito está dentro das residências, em locais como baldes, vasos de plantas, recipientes plásticos e outros objetos que acumulam água parada. É alarmante constatar que, em muitos casos, a negligência e o descaso dos próprios moradores têm contribuído para a proliferação do Aedes aegypti, colocando em risco a saúde de toda a comunidade.

A Prefeitura de Cáceres tem feito sua parte: mutirões de limpeza, ações de conscientização e intensificação do trabalho dos agentes de combate a endemias são algumas das medidas em andamento. No entanto, é frustrante perceber que esses esforços podem ser anulados pela falta de colaboração de uma parcela da população que insiste em não adotar medidas simples, mas eficazes, como manter caixas d’água fechadas, descartar corretamente o lixo e eliminar recipientes que acumulam água.

A responsabilidade pela saúde coletiva é compartilhada. Não adianta culpar as autoridades quando o mosquito encontra abrigo em quintais e residências negligenciadas. Cada morador é uma peça fundamental nessa luta, e o descaso de um pode comprometer a segurança de todos.

É preciso, urgentemente, que cada cidadão compreenda a gravidade do problema e assuma seu papel nessa batalha. Pequenas ações, quando realizadas por todos, têm o poder de salvar vidas. Por outro lado, a omissão e o desinteresse alimentam o ciclo de doenças que, em casos mais graves, podem ser fatais.

Portanto, a mensagem é clara: o combate ao Aedes aegypti começa dentro de casa. Não se trata apenas de um dever cívico, mas de um ato de respeito à vida – a sua, a de sua família e a de seus vizinhos.

A Prefeitura com certeza seguirá fazendo sua parte, mas a vitória contra o mosquito só será possível com o engajamento de toda a população. Faça a sua parte e seja um agente de mudança. Juntos, podemos construir uma cidade mais saudável e livre das arboviroses.

 




fonte: Da Redação



anuncie AREEIRA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Vacina 2
Multivida
High Society
Nosso brinde ao médico Dr. Rodrigo Perez, que neste sábado comemora mais um ano de vida. Ao aniversariante nossos sinceros parabéns com votos de saúde, paz e realizações. Feliz Ano! No rol de aniversariantes registramos marcando golaço no placar da vida o amigo de longas datas José Augusto Martins, que recebeu os abraços dos amigos e familiares. Muitos anos de vida é o que lhes desejamos. Na foto com a filha Marina. E o destaque em tão maior desta coluna é dedicado ao nutricionista Bruno Michelis Saravy, que celebra na próxima segunda-feira mais um natalício. Que esse novo ciclo seja pleno de alegrias, sucesso e momentos incríveis. Que Deus proteja sua vida e realize todos os seus sonhos! Parabéns!
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados