Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 10 de Julho de 2025
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Coluna Religiosa: Viver com esperança
Data:30/10/2024 - Hora:23h01
“Coragem, levanta-te, Jesus te chama. O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. Então Jesus lhe perguntou: ‘O que queres que eu te faça?’ O cego respondeu: ‘Mestre, que eu veja'” (Marcos 10,50-52)
A liturgia do trigésimo domingo do tempo comum nos exorta a viver com esperança. A lógica do cego é justamente essa: ele vivia sem esperança antes de conhecer Cristo. Ele ouviu que Jesus passaria por ali. Aquela esperança que estava apagada se renova. Não que ele tivesse perdido a esperança, mas ela estava apagada. Isso pode acontecer comigo e com você.
Esperança renovada
Por isso a liturgia deste domingo está nos exortando a voltar a viver com esperança. Nós não sabemos a quantos anos aquele cego estava vivendo tal condição, mas a esperança que não decepciona, como diz a Palavra de Deus, ajudou-o a não desanimar.
A nossa vida não tem que ser uma experiência sombria. Nós colocamos, muitas vezes, peso sobre a nossa vida, escuridão, e nos sentimos sem horizonte, sem perspectiva. Esse cego nos ajuda a enxergar justamente isso. E olha que redundante um cego que nos ajuda a enxergar! Mas com os olhos da fé, numa vida de perspectivas. Quem não tem esperança vive nas sombras. Quem tem esperança se abre aos horizontes e às perspectivas. Mas Deus se dispõe a nos libertar da escuridão a cada passo.
A imagem do cego do Evangelho é justamente a escuridão que nós vivemos quando não temos esperança em Deus. A nossa vida vive uma vida sombria, não é? E nos conduz também a uma vida de plena liberdade se nós acolhermos a Palavra de Deus. Foi o que o cego viveu com Jesus.
Jesus perguntou para ele: ‘O que queres que eu te faça?’ Ele não titubeou. Ele disse: ‘Que eu veja’. Que o Senhor lhes dê essa graça, meus irmãos, mesmo na falta de esperança que você possa estar vivendo.
Peça ao Senhor: “Abra os meus olhos espirituais para eu enxergar o horizonte. O horizonte da vida eterna do qual está fundamentada a nossa esperança”. Bartimeu, o homem que encontrou Jesus na saída de Jericó, seguiu-O pelo caminho e é modelo de todos os discípulos para nós.
Aprendemos com o cego Bartimeu a voltar a ter esperança, mesmo sem horizontes, mesmo sem perspectivas.
Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
 
Padre Ricardo Rodolfo é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.



fonte: Padre Ricardo Rodolfo



JBA anuncie aqui anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Vacina 2
Multivida
High Society
Nesta quinta-feira (26), quem troca de idade, com elegância e bom humor de sempre é o advogado Luís Mário Castrillon Mendes Araújo! Figura querida no meio jurídico e também entre amigos, Luís Mário coleciona bons argumentos, boas histórias e bons momentos — e que venham muitos mais! A ele, desejamos saúde, conquistas e que essa nova volta ao sol seja repleta de motivos para brindar. Feliz aniversário! Flores multicoloridas a querida Andrea Carla, que celebrou idade nova cercada pelo amor e carinho dos familiares e rol de amigos. Que Deus em sua infinita bondade lhe presenteie com um ano repleto de saúde e alegrias. Receba nossos Parabéns! Comemorou data nova a querida Mareni Gomes da Silva, uma mulher que une graciosidade, generosidade e um coração voltado ao bem. Sempre envolvida nas causas sociais e atuante no Grupo Amigos para o Bem, Mareni é daquelas pessoas que fazem a diferença. Que o novo ciclo traga ainda mais luz, saúde e alegrias para essa alma linda que tanto serve ao próximo.
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados