Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 08 de Outubro de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Novo imposto sobre bens e serviços
Data:26/07/2024 - Hora:08h20

A Reforma Tributária recém aprovada pelo Congresso autorizou União instituir IBS

A Reforma Tributária recém aprovada pelo Congresso Nacional autorizou a União instituir o novo Imposto sobre Bens e Serviços - IBS, substituindo o Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI, o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS e o Imposto sobre Prestação de Serviços – ISS.

A intenção do legislador reformador foi condensar os aludidos impostos, minimizando assim toda a burocracia que envolve a exigência dos três impostos.

Porém, a questão parece simples, mas além de mitigar a possibilidade dos Estados e Municípios exercerem o seu poder/dever de instituir políticas de desenvolvimento regional através da implementação de incentivos fiscais, o novo imposto vai onerar ainda mais o contribuinte conforme se verifica a seguir.

Primeiro, é importante salientar que não se trata apenas da junção dos aludidos impostos, mas sim a ampliação de sua base tributável, uma vez que o novo tributo permite que qualquer operação com bens e serviços seja objeto da referida incidência fiscal.

Cito como exemplo o fato de que pela regra atual, não há incidência tributária sobre a locação, porém de acordo com a Reforma Tributária recém aprovada, tal operação tornar-se-á fato gerador do novo imposto.

Por outro lado, conforme consta do projeto de lei regulamentador da Reforma Tributária e recentemente aprovada pela Câmara dos Deputados, a alíquota do novo imposto ultrapassa e muito as alíquotas em vigor do ISS e do ICMS.

Aliás, segundo noticiado pela imprensa a alíquota aprovada pela Câmara dos Deputados é a maior do mundo para operações com bens e serviços.

E ainda, para aqueles que entendem que as micro e pequenas empresas não serão afetadas, torna-se importante salientar que para aqueles que não forem optantes do sistema simplificado denominado de SIMPLES, perderão o benefício hoje previsto na legislação em vigor que permite que as mesmas tenham um prazo para o pagamento do tributo devido, posto que a Reforma Tributária prevê a implementação de um sistema em que o novo tributo é imediatamente devido no momento da venda ou da prestação de serviços.

Tal sistemática, por certo, compromete sobremaneira o imprescindível capital de giro dos pequenos empreendedores.

Diante de tantas inconsistências, aguarda-se que o Senado Federal reanalise tais questões, a fim de que venha minimizar os gravosos impactos fiscais decorrentes de tal Reforma Tributária.

De todo modo, o noticiado déficit público da União não pode motivar a alteração da sistemática tributária com intuito apenas arrecadatório, até porque conforme orientam os economistas, não se deve ir ao supermercado com fome! ___***Victor Humberto Maizman é advogado e consultor jurídico tributário.

 

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Correio Cacerense. 

 




fonte: Victor Humberto Maizman



rotary anuncie aqui JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
sICREDI RS
High Society
Flashs a Cristiane Maciel Mendes que brinda data e recebe os calorosos abraços dos familiares e amigos que entoam o tradicional Parabéns. Que você celebre com muita alegria e encha o coração de gratidão e esperança para viver mais um ano de vida. Esta coluna deseja felicidades, muito amor, sucesso e saúde sempre. Feliz Aniversário!   Flores multicoloridas a aniversariante Terezinha de Moraes Rondon que festejou mais uma primavera. Na oportunidade ela recebeu o carinho especial dos familiares e rol de amigos. Que Deus lhe conceda mita saúde e muitos anos de vida. Receba neste dia nossa homenagem com votos de felicidades! O casal Fabrício Galli e Juliana Deijani, proprietários da Óticas Bamboo, continua se destacando no cenário local ao trazer as últimas tendências da moda em óculos para seus clientes. Com um olhar atento às novidades do mercado e um compromisso com a qualidade, eles mantêm a Óticas Bamboo sempre atualizada e em sintonia com o que há de mais moderno no universo eyewear. Parabéns a Fabrício e Juliana por estarem sempre inovando e oferecendo produtos que unem estilo e elegância!
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados