Ambiental fecha garimpo ilegal, apreende máquinas e prende 4 pessoas em Poconé
Data:12/07/2024 - Hora:07h14
PMMT
O Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) fechou um garimpo ilegal em uma Área de Preservação Permanente (APP), na zona rural de Poconé, e prendeu quatro pessoas em flagrante. Na ação, foram apreendidos 21 gramas de material semelhante a ouro e máquinas pesadas utilizadas no crime. As equipes policiais se deslocaram após receberem denúncias do Ministério Público do Estado para a verificação de um ponto de degradação, nas proximidades do Distrito de Cangas.
Na região os militares se depararam com uma área típica de funcionamento de garimpos ilegais e flagraram três homens realizando a extração de minérios com motor estacionário. Também foi encontrada uma máquina retroescavadeira em funcionamento próxima a uma nascente do rio.
Questionado pelas equipes, o motorista do veículo afirmou ser o responsável pela atividade desenvolvida na área e não apresentou nenhuma documentação que permitisse a exploração e degradação da área.
A polícia constatou que os responsáveis pelo empreendimento ilegal represaram e alteraram o curso natural das águas, além da alta degradação e danos ao solo.
Ainda no local, foram encontrados outras máquinas utilizadas na degradação ambiental, como outro motor estacionário, rampa de lavagem de resíduos e bombas de água. Os suspeitos foram conduzidos para a delegacia de Poconé para demais esclarecimentos e o maquinário apreendido pelas equipes.
As multas pelos crimes serão produzidas após ser realizada a total dimensão dos danos ambientais causados.
fonte: Assessoria
» COMENTÁRIOS
|