Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 21 de Outubro de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Ministro do STF nega liminar e mantém Lei do Transporte Zero
Data:05/07/2024 - Hora:07h27
Ministro do STF nega liminar e mantém Lei do Transporte Zero
Assessoria

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou os pedidos liminares propostos pelo MDB, PSD e pela Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) e manteve em vigor a Lei do Transporte Zero, do Governo de Mato Grosso. A decisão é desta quarta-feira (03.07).

"Indefiro as medidas cautelares em relação à parcela efetivamente conhecida, diante (I) da natureza predominantemente ambiental da norma questionada (afastando os vícios formais ventilados); (II) do maior grau de proteção conferido ao meio ambiente (especialmente à ictiofauna local); (III) da possibilidade de continuidade do exercício da atividade laboral pelos pescadores artesanais e (IV) da ausência de repercussões negativas à proteção previdenciária e assistencial das comunidades diretamente envolvidas", decidiu o ministro. 

Os autores entraram com três ações judiciais no STF alegando que a lei mato-grossense seria inconstitucional por usurpar o poder da União de legislar sobre o transporte de animais, e por ofensa aos direitos fundamentais à liberdade de ofício dos pescadores, ao proibir a pesca de 12 espécies de peixes pelo período de cinco anos. 

Afirmaram ainda que o auxílio financeiro previsto pelo Governo de Mato Grosso aos pescadores seria insuficiente e inadequado, ofendendo o princípio da proporcionalidade, além de suposta perda de cobertura previdenciária dos pescadores. 

Entretanto, o ministro André Mendonça afastou as alegações de usurpação de competência, ressaltando que a lei que prevê restrição da pesca está restrita ao Estado de Mato Grosso, e não afeta a previdência social dos pescadores profissionais. 
O ministro observou que, ao contrário do que se alega, a criação do auxílio foi editada com o cuidado necessário para não prejudicar os pescadores, e que a natureza indenizatória do auxílio não impede a proteção previdenciária nem o recebimento do seguro defeso. 

"Trata-se, portanto, de norma que tem inquestionável predominância de interesses locais de natureza ambiental", ressaltou.

André Mendonça ainda observou que a Lei do Transporte Zero é mais protetiva ao meio ambiente do que as normas federais, e que, conforme entendimento do próprio Supremo Tribunal Federal, deve-se considerar a lei estadual, em caso interesse público, sempre que esta estabelecer um padrão de proteção maior que as normas gerais.

O ministro também apontou que a Lei do Transporte Zero permite a pesca, o transporte e a comercialização de mais de 100 espécies nativas dos rios mato-grossenses, de forma que, portanto, a legislação não inviabiliza a atividade pesqueira, e ressaltou que a lei foi embasada em estudo técnico.

"Portanto, uma vez afastadas (i) a natureza absoluta da restrição estabelecida à atividade pesqueira no Estado, restando 'autorizada a pesca, o armazenamento, o transporte e a comercialização” “para todas as mais de 100 (cem) espécies de peixes oriundos de rios do Estado de Mato Grosso' (art. 19-B, § 1º, incluído pela Lei nº 12.434/2024); e, (ii) as repercussões previdenciária e assistencial negativas aventadas, diante da plena manutenção da qualidade de seguro especial, com a consequente habilitação à percepção do seguro defeso, hão de ser rechaçadas a plêiade de violações de ordem substancial anteriormente indicada, centradas na ideia de impacto desproporcional e anti-isonômico das prescrições combatidas, a partir de consequências efetivamente não verificadas", finalizou na decisão.




fonte: Assessoria



JBA anuncie anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
sICREDI RS
zoom
High Society
Hoje é dia de celebrar o talento e a energia contagiante de José Carlos Menacho, o querido DJ Moreno, que comanda as pistas e anima as noites da cidade como ninguém! Conhecido por suas batidas eletrizantes e sets impecáveis, DJ Moreno é referência nas melhores festas e eventos. Que seu aniversário seja tão incrível quanto suas apresentações e repleto de sucesso, alegria e muita música boa! Parabéns, DJ Moreno, que venham muitos anos de som e diversão! Neste sábado, o estimado advogado Expedito Figueiredo Souza comemora mais um ano de vida! Conhecido por sua competência, integridade e dedicação à profissão, ele recebe os parabéns de amigos, familiares e colegas de trabalho. Que este novo ciclo traga ainda mais sucesso, realizações e momentos de felicidade. Feliz aniversário, Expedito! Que seu dia seja repleto de alegria e que as conquistas continuem a marcar sua trajetória! Vivas a Erly Miranda, que celebra mais um ano de vida! Rodeada de amigos e familiares, ela recebe o carinho de todos que têm o privilégio de conhecê-la. Sempre querida por sua generosidade e simpatia, Erly merece uma comemoração à altura! Que este novo ciclo traga ainda mais realizações, saúde e momentos inesquecíveis. Feliz aniversário!
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados