Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 18 de Julho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
DOCUMENTÁRIO SOBRE SABERES DOS CURURUEIROS É EXIBIDO EM CÁCERES NESTA QUINTA.
Data:04/07/2024 - Hora:07h11
DOCUMENTÁRIO SOBRE SABERES DOS CURURUEIROS É EXIBIDO EM CÁCERES NESTA QUINTA.
Reprodução

Modo de Fazer Viola de Cocho, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, é o tema do vídeo documentário produzido pelo Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT) e Instituto Ecoss. A produção “Modo de Fazer Viola de Cocho: Os saberes dos Cururueiros”, que contou com a parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Mato Grosso e Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel), terá sua primeira exibição nesta quinta-feira (4), às 9h, em Cáceres (225 km ao oeste de Cuiabá), dentro da programação do Festival Internacional de Pesca Esportiva (Fipe), evento de iniciativa da Prefeitura Municipal de Cáceres. A exibição ocorrerá no Centro de Eventos Maria Sofia Leite, no prédio da SEMATUR.

 

Divulgação

(foto reprodução)

Além da exibição do documentário, o museu é parceiro da exposição fotográfica “Mostra Patrimônio e Memória em Audiovisual”, com acesso ao público no período de 4 a 7 de julho, durante o festival. Vale lembrar, ainda, que entre os dias 2 a 7 de julho, será realizada a Oficina de Viola de Cocho com foco na transmissão de saberes para os mais jovens, ministrada pelo artesão cacerense, Lourenço da Guia Mendes. Essa ação, especificamente, é uma iniciativa da Sec. Turismo e Cultura de Cáceres. Há previsão de que, em breve, o documentário também seja exibido na cidade de Nossa Senhora do Livramento, outro local de intensa ocorrência desta manifestação cultural.

O documentário priorizou os artesões mais antigos em atividade no ofício e um casal de cururueiros, sobretudo pelo protagonismo assumido pela cururueira Zilda da Silva. A trajetória dela é marcada pela resistência, sendo uma das poucas mulheres a participarem das rodas de cururu, tradicionalmente ocupadas por homens.

 




fonte: Assessoria



AREEIRA anuncie rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
sICREDI RS
Multivida
moto
High Society
Felicidades ao mais novo casal Guilherme Bicudo e Eloá Luchessi Ribeiro pela união matrimonial. Que este novo capítulo de suas vidas seja repleto de amor, felicidade e muitas realizações. Que cada dia juntos seja uma nova página de uma linda história a dois, marcada por momentos inesquecíveis e sonhos compartilhados. Mais um ano de vida foi festejado pela nossa querida leitora, a socialite Adriana Maciel Mendes Merotti, que comemorou a data na segunda-feira ao lado do maridão e amigos. Que Deus lhe conceda muita saúde, alegrias e amor, são os votos da família do JCC. No rol dos aniversariantes da semana registramos colhendo mais uma rosa a querida Jucyara Sortica. Feliz Aniversário Ju, que você possa comemorar muitos anos de vida, com saúde e alegrias.
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados