Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 22 de Julho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
FIPe
Pedido de liberação da ZPE de Cáceres “Está na mesa” de Geraldo Alckmin, diz Simone Tebet
Data:22/06/2024 - Hora:08h19
Pedido de liberação da ZPE de Cáceres “Está na mesa” de Geraldo Alckmin, diz Simone Tebet
Arquivo

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB-MS), disse que está na mesa do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), o pedido para liberar as atividades Zona de Processamento de Exportação (ZPE) instalada no município de Cáceres (218 km de Cuiabá). O assunto será tratado em agenda com Alckmin na próxima terça-feira, articulada por Tebet e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD). Quatro empresas sinalizaram o interesse de iniciar suas operações. Elas passarão por vistoria em 3 de julho e, até lá, os ministros pressionam o alto escalão do governo federal para que os investidores não escapem. 

"(A ZPE de Cáceres) está na mesa do vice-presidente da República. Essas rotas são o caminho para falarmos de integração com portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, e as ZPEs (são) o instrumento para a gente ter comércio exterior mais barato, as relações comerciais. É o pontapé inicial para a gente ter emprego e qualidade de vida", falou Simone Tebet nesta sexta-feira (21), na cerimônia de lançamento da etapa das Rotas de Integração, em Cáceres. 

A ZPE compõe o programa de Rotas de Integração, dentro do "Quadrante Rondon", que liga o Centro-Oeste aos países andinos - Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. A estratégia é exportar por meio do Oceano Pacífico para a China, favorencendo as relações comerciais, o desenvolvimento regional e a oferta de emprego e renda na região. Conforme a ministra, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu "carta branca" para que ela desenhasse as rotas em conjunto o ministro Carlos Fávaro e o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. 

"Nós tivemos carta branca do presidente Lula para desenhar junto com o ministro Waldez e Fávaro essas rotas de integração. É importante dizer que essas rotas não brigam uma com a outra, mas uma fortalece a outra. É fazer de Mato Grosso, que é o celeiro do Brasil, um acesso ao mundo asiático, aos países andinos, e trazer produtos mais baratos, que são os insumos do mel, fertilizantes e adubo. Essas rotas significam emprego na veia no Brasil, regiões mais pobres tendo a mesma qualidade de vida do Sul e do Sudeste. Não há como combater desigualdade social sem comabter a desigualdade regional", observou a ministra. 

A ZPE de Cáceres é uma demanda antiga. Neste ano, o governador Mauro Mendes (União Brasil) investiu R$ 16 milhões na estrutura do local para receber as empresas. De acordo com Fávaro, é uma determinação de Lula viabilizar essa operação em Cáceres e, além de tratar da liberação com Geraldo Alckmin, a pauta também será discutida na assembleia nacional das ZPEs.

"É uma determinação do presidente Lula nós passarmos a ter planejamento de longo prazo. Isso está conectado em um novo momento que o Brasil vive das relações internacionais. As quatro emrpesas que solicitaram já terão vistorias do Ministério de Desenvolvimento no dia 3 de julho e, na próxima assembleia das ZPEs brasileiras, esse assunto será deliberado. Mas, antes disso, na próxima terça, temos uma agenda com o vice-presidente para colocar a aprovação dessas quatro empresas", explicou o ministro.




fonte: Assessoria



anuncie aqui anuncie rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
sICREDI RS
moto
High Society
Felicidades ao mais novo casal Guilherme Bicudo e Eloá Luchessi Ribeiro pela união matrimonial. Que este novo capítulo de suas vidas seja repleto de amor, felicidade e muitas realizações. Que cada dia juntos seja uma nova página de uma linda história a dois, marcada por momentos inesquecíveis e sonhos compartilhados. Mais um ano de vida foi festejado pela nossa querida leitora, a socialite Adriana Maciel Mendes Merotti, que comemorou a data na segunda-feira ao lado do maridão e amigos. Que Deus lhe conceda muita saúde, alegrias e amor, são os votos da família do JCC. No rol dos aniversariantes da semana registramos colhendo mais uma rosa a querida Jucyara Sortica. Feliz Aniversário Ju, que você possa comemorar muitos anos de vida, com saúde e alegrias.
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados