Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 22 de Julho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
FIPe
MARCO HISTÓRICO: Câmara de Cáceres inaugura Escola do Legislativo
Data:20/06/2024 - Hora:10h43
MARCO HISTÓRICO: Câmara de Cáceres inaugura Escola do Legislativo
CMC

Um farol de conhecimento e espaço de afeto. Esse foi um dos discursos em relação a Escola do Legislativo da Câmara de Cáceres, que teve a sua inauguração oficial na manhã desta segunda-feira (17/06), durante o "1° LegislATIVO", que ocorre na Escola Técnica Estadual de Cáceres. O 1° LegislATIVO também é transmitido no canal oficial da Câmara de Cáceres no Youtube.

O evento, organizado pela Escola do Legislativo, reúne uma série de palestras e oficinas com objetivo de transformar os servidores da Região Oeste de Mato Grosso - que abrange 22 câmaras municipais -, por meio de afeto, capacitação, transparência pública, inovação e tecnologia.  

Durante a abertura do evento, o presidente da Câmara de Cáceres, Luiz Landim, fez questão de destacar a importância da criação da Escola do Legislativo, e o envolvimento de todos os vereadores e vereadoras nesse processo. 

Ele também destacou que o diretor da Escola é um servidor efetivo. Isso é importante porque, conforme Landim, os trabalhos no setor terão continuidade na forma de políticas públicas permanentes para beneficiar servidores e população. 

"Isso é de grande valia, porque os vereadores precisam gastar o dinheiro público com responsabilidade", ressaltou. 

UM FAROL

O servidor efetivo mencionado por Landim se trata de Henrique Barcelos, o diretor da Escola do Legislativo da Câmara de Cáceres.

Em seu discurso, Barcelos reforçou que a Escola será um espaço fundamental para capacitar os servidores e munícipes, "promovendo um ambiente de aprendizado contínuo e profissional". 

Ele também destacou que a efetivação do espaço reflete o trabalho árduo e dedicado dos servidores e servidoras da Câmara, assim como todos os vereadores e vereadoras que foram unânimes em aprovar o projeto de lei que criou a Escola do Legislativo.

"Que a Escola do Legislativo seja um farol de conhecimento e um espaço de transformação positiva em nossa cidade. Que cada curso, workshop e iniciativa promovida aqui contribua para o fortalecimento de nossa democracia e para o desenvolvimento de nossos talentos", enfatizou Barcelos. 

CONFERENCISTA INTERNACIONAL

Um dos destaques do evento é a conferencista internacional, perita e mentora Alzira Fernanda, servidora da Câmara de Paracatu-MG, que atua junto ao Interlegis do Senado Federal - Programa de integração e modernização das casas legislativas brasileiras.

Em sua fala ela disse que projetos como a Escola do Legislativo lhe causa muita alegria, porque envolve "amor" e o cuidar das pessoas. 

"Visitamos o Brasil inteiro, mais de 5 mil municípios, e Cáceres sai na frente, pois, trazer a Escola do Legislativo significa trazer cidadania, educação, eficiência, aconchego e carinho à população. É um pensamento diferenciado. Cáceres está na frente e eu não estou brincando ao falar isso, pois, realmente a gente conhece a realidade do nosso Brasil", destacou Alzira.

A abertura do 1° LegislAtivo também contou com a presença do vice-prefeito Odenilson da Silva; do tenente-coronel da Polícia Militar, Luiz Marcelo; e da vereadora Valdeníria Dutra e dos vereadores Leandro Santos, Marcos Ribeiro, Rubens Macedo, Domingos Oliveira dos Santos, Franco Valério e Celso Silva. 

PROGRAMAÇÃO

Nesta segunda (17) o primeiro dia de evento contou quatro palestras. 

A primeira foi realizada pelos servidores da Câmara de Cáceres, Lucas Sposito (Controlador Interno) e Jefferson Blun (Ouvidor Geral), com o tema "Caminho percorrido para a Certificação de Transparência Selo Ouro" da Câmara de Cáceres. 

Na oportunidade, eles destacaram que a casa legislativa atualmente possui mais de 98% de transparência pública na divulgação de dados à população. 

A segunda palestra foi promovida pelo terapeuta/coach Helton Ourives, com o tema "Inteligência Emocional no Trabalho".

Ele destacou sobre a importância de se resolver os conflitos na base do diálogo, evitando atritos e estresses desnecessários no ambiente de trabalho. 

Já a terceira palestra foi ministrada pela especialista em Gestão de Pessoas Franciely Barcelos. 

Ela falou sobre "Produtividade e Gerenciamento do Tempo", tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal. 

Por fim, o primeiro dia de evento foi encerrado com a palestrante Alzira Fernanda, que falou sobre o "Futuro das Câmaras Municipais na Era da Inteligência Artificial

OFICINAS INTERLEGIS

A programação do LegislAtivo segue até quinta-feira (20.6), com a Oficina de Marcos Jurídicos, que será promovida por instrutores do Programa Interlegis do Senado Federal.

A capacitação é uma grande oportunidade para as casas legislativas da região atualizarem suas leis orgânicas e regimentos internos de acordo com a realidade local e decisões jurisprudenciais. 

O conteúdo da oficina ainda prevê: caminhos para solucionar os conflitos das normas; como evitar repetições desnecessárias, sugestão para atualização e atividades e desenvolvimento do texto sugerido.  




fonte: Por Marcio Camilo/Imprensa Câmara Cáceres



AREEIRA anuncie rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
sICREDI RS
zoom
moto
High Society
Felicidades ao mais novo casal Guilherme Bicudo e Eloá Luchessi Ribeiro pela união matrimonial. Que este novo capítulo de suas vidas seja repleto de amor, felicidade e muitas realizações. Que cada dia juntos seja uma nova página de uma linda história a dois, marcada por momentos inesquecíveis e sonhos compartilhados. Mais um ano de vida foi festejado pela nossa querida leitora, a socialite Adriana Maciel Mendes Merotti, que comemorou a data na segunda-feira ao lado do maridão e amigos. Que Deus lhe conceda muita saúde, alegrias e amor, são os votos da família do JCC. No rol dos aniversariantes da semana registramos colhendo mais uma rosa a querida Jucyara Sortica. Feliz Aniversário Ju, que você possa comemorar muitos anos de vida, com saúde e alegrias.
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados