Quatro empresas chinesas aguardam para operar na ZPE de Cáceres, senador Jayme Campos cobra agilidade na liberação
Data:13/06/2024 - Hora:07h33
Reprodução
A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, está prestes a iniciar operações que prometem gerar empregos e renda na região. No entanto, a burocracia ameaça atrasar o processo. O senador Jayme Campos (União-MT) alertou sobre as "perdas imensas" que o estado pode sofrer caso o Conselho Nacional das ZPEs não se reúna extraordinariamente para emitir parecer técnico sobre os pedidos de empresas interessadas.
Em audiência pública, Jayme Campos, que iniciou a criação da ZPE na década de 1990, apelou para que o Conselho agilize a análise de quatro pedidos de empresas chinesas prontas para operar na ZPE. Segundo ele, a demora pode desmotivar os investidores.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Cesar Miranda, também presente na audiência, destacou a importância da rápida análise dos processos, que podem gerar cerca de 5 mil empregos. Ele reforçou o comprometimento do governo estadual, mencionando um possível aporte adicional de R$ 5 milhões para a ZPE.
Fábio Pucci Martins, secretário-executivo do Conselho das ZPEs, afirmou que o Conselho está empenhado em simplificar e agilizar os procedimentos, mas não definiu um prazo para a conclusão das análises. Atualmente, 56 pedidos aguardam parecer final no Ministério do Desenvolvimento.
Senador Jayme Campos
fonte: Da Redação
» COMENTÁRIOS
|