Agentes de Controle de Endemias da Prefeitura apresentam EPIs utilizados no combate ao Aedes Aegypti na Escola Ana Maria
Data:06/06/2024 - Hora:12h09
Assessoria
Agentes de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Cáceres estiveram na última terça-feira (04/06), na Escola Estadual Ana Maria das Graças de Souza Noronha, para apresentar aos alunos os equipamentos utilizados no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são essenciais para a segurança do trabalhador durante a aplicação de inseticidas. Entre os itens apresentados estão a máscara facial, luva nitrílica, óculos de proteção, bomba costal, calças de brim, camisas de brim e calçados de segurança.
A ação pedagógica também abordou a atuação dos agentes. A coordenadora de Vigilância em Saúde, Cynara Piran, explicou que o Agente de Controle de Endemias é o profissional responsável por orientar a população sobre as doenças zoonóticas (transmitidas por animais e insetos). “Para isso, o agente realiza visitas às residências da comunidade, verificando a presença de ambientes propícios para a proliferação de endemias e conscientizando os moradores sobre a prevenção”, observou Cynara.
A secretária municipal de Saúde, Silvana Maria, ressaltou que os agentes de controle de endemias (ACE) atuam como mediadores na área da saúde básica e, muitas vezes, são o principal acesso da população aos programas de saúde, qualidade de vida e prevenção de doenças. “Os agentes de endemias inspecionam os imóveis com o intuito de detectar possíveis criadouros do Aedes. Quando identificados, os moradores são informados para eliminar os focos. A mobilização da população para acabar com os criadouros do mosquito é fundamental, pois ele é o vetor de transmissão da dengue, zika e chikungunya”, observou Silvana.
fonte: Assessoria
» COMENTÁRIOS
|
|
Publidicade
High Society
|