Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 27 de Maio de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Concurseiro vitimista x protagonista
Data:05/04/2024 - Hora:08h55

Já parou para pensar se você é mais vitimista ou protagonista? Você sabe o significado dessas palavras? O concurseiro vitimista coloca todos os obstáculos possíveis em qualquer dificuldade que lhe aparece, seja um tema de difícil compreensão ou uma matéria que não goste.

Ficar reclamando sucessivamente a respeito desse tipo de coisa não vai contribuir para achar uma solução para o seu problema. É necessário que você pare, pense em suas alternativas e o que pode fazer para que tal problema seja resolvido, de modo que facilite sua vida. Esse é o concurseiro vitimista, aquele que só sabe reclamar ao invés de encontrar uma solução para o seu problema.

Já o concurseiro protagonista, é aquele que, em meio às dificuldades, sempre vai procurar um jeito para resolver os problemas que surgem. Muitas vezes podemos não gostar de alguma matéria, mas precisamos estudá-la mesmo assim, pois pode ser muito importante para o concurso que formos fazer. Se o assunto for muito difícil, é necessário que se pratique muito para que ele fique mais claro e fácil. Lembre-se: a prática leva à perfeição.

Se determinada matéria for difícil para você, pode ser que seja difícil para os seus concorrentes também, então conhecê-la pode ser um diferencial para que você consiga a sua aprovação. Porém, há pessoas que dominam essa matéria melhor do que você, o que será um diferencial para o seu concorrente, fato que não pode deixar acontecer, pois esse detalhe pode tirar de você a sua tão sonhada vaga.

O concurseiro vitimista sempre pensa que só passa em concurso quem é inteligente, quem usa de má-fé, quem sabe estudar etc. Esse tipo de pensamento faz com que você foque em coisas que não são relevantes.

Já o concurseiro protagonista, faz diferente. Ele vai procurar quem já passou por essa experiência, procura as melhores estratégias, cria técnicas para conseguir a aprovação, busca uma solução para qualquer dos problemas que surgirem. Geralmente, essas pessoas têm o pensamento de que se outras pessoas passaram, então elas também podem passar.

Esse é o espírito da coisa. Primeiro é necessário acreditar em você mesmo, estabelecer os seus objetivos, correr atrás deles e não desistir.

O protagonista não vai pelo caminho da reclamação, muito pelo contrário, ele se responsabiliza pelos seus atos e faz com que haja mudanças positivas.

O vitimista sempre pensa que haverá uma crise nos concursos, que vai parar de ter concursos em breve e, por isso, deixará de estudar. O protagonista faz diferente: ele pensa na possibilidade de ter um concurso e não para de estudar. Assim, quando surgir um concurso, ele já estará preparado, pois optou por continuar estudando. Esse é um grande diferencial.

O vitimista tende a pensar que só passa quem tem muito tempo para estudar para concurso, ele desiste de estudar porque acha que não há tempo suficiente para estudar. Já o protagonista, faz de tudo para conciliar os estudos com os afazeres do dia a dia, seja colocando uma videoaula enquanto limpa a casa ou a caminho para o trabalho etc.

Reflita a respeito desse assunto e defina qual tipo de concurseiro é você. Escolha o melhor caminho. ___***Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas. 

 

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Correio Cacerense 

 




fonte: Francisney Liberato



anuncie aqui rotary anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
m pref
Multivida
m ambra
m grendene
High Society
No rol dos aniversariantes a querida professora de piano Maria Madalena Souza Pinto, que no sábado 25 comemora data nova. Desejamos a você um aniversário repleto de alegria, amor e muitas bênçãos. Que cada momento do seu dia seja tão maravilhoso quanto a pessoa incrível que você é. Que este novo ano de vida traga muitas realizações, saúde e felicidade. Estamos muito felizes em poder compartilhar este momento com você.  Fluídos positivos a aniversariante da semana Franciane Vieira, a qual desejamos toda a felicidade do mundo. Que seu caminho seja iluminado com muito amor, saúde e sucesso. Que você continue sendo essa pessoa maravilhosa e inspiradora que todos nós admiramos. Parabéns por mais um ano de vida! Que seu ano seja repleto de sorrisos, abraços calorosos e momentos inesquecíveis ao lado de quem você ama. Ao lado dos amigos do Rotary, a encantadora Brenda Caroline festejou mais um ano de vida recebendo o carinho especial dos companheiros do RCC Pantanal. Receba hoje nossos Parabéns, rogando a Deus bênçãos de saúde, paz e prosperidades.   Tim tim!
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados