Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
O custo fiscal dos remédios
Data:28/03/2024 - Hora:08h10

Conforme amplamente noticiado, já está aberto o prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física referente ao ano passado.

Em regra, o contribuinte deve apresentar o valor total recebido como renda e deduzir as despesas ocorridas no período.

Porém, não são todas as despesas que a legislação permite que sejam deduzidas, devendo apenas, ser aquelas literalmente descritas.

Contudo, de acordo com a legislação vigente as despesas com remédios não podem ser abatidas do valor a ser pago do Imposto de Renda das Pessoas Físicas, em manifesta e inequívoca violação à Constituição Federal.

Nesse contexto, já escrevi que impedir a dedução do valor dos medicamentos revela, por si só, flagrante desrespeito aos princípios constitucionais, como o da isonomia, o da capacidade contributiva, o da pessoalidade e o da dignidade da pessoa humana. 

Com efeito, se o contribuinte pode abater as despesas em que incorreu com médicos, dentistas e outros profissionais de saúde, sem obedecer a limite, uma vez que tais despesas se revelam involuntárias e absolutamente necessárias, não se revela lógico proibir o abatimento de gastos com medicamentos.  

Então, como justificar que as primeiras sejam dedutíveis e aquelas decorrentes da aquisição de medicamentos, não? 

Aliás, segundo a legislação em vigor, se o contribuinte estiver internado em estabelecimento hospitalar e o preço dos medicamentos for incluído na respectiva conta, este será dedutível.

Em outras palavras, o contribuinte internado tem um tratamento tributário mais favorecido do que o não internado, sem que se vislumbre qualquer razão lógica ou jurídica para tal discriminação. 

Por outro lado, a exclusão dos gastos com medicamentos do rol das despesas dedutíveis fere, também, o princípio da isonomia, uma vez que os contribuintes que têm gastos com profissionais de saúde, tem direito ao seu abatimento, enquanto o cidadão que gasta com remédios não pode fazê-lo. 

E ainda, o princípio da dignidade da pessoa humana resta desobedecido, pela situação em foco, uma vez que, ao negar ao contribuinte o direito à dedução dos gastos com remédios, gastos estes de caráter obrigatório, contribui para que não seja respeitado o chamado mínimo social, ou vital, ou existencial.

Portanto, sem prejuízo da intervenção do Poder Judiciário caso seja provocado, cabe aos nobres deputados federais e senadores alterarem a legislação do imposto de renda para que seja autorizada a dedução integral das despesas resultantes da compra de remédios e, com isso, restabelecer a justiça fiscal. ___***Victor Humberto Maizman é advogado e consultor jurídico tributário.

 

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Correio Cacerense. 




fonte: Victor Humberto Maizman



anuncie aqui rotary JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
sICREDI RS
Hames
High Society
Happy Birthdary para Triana Campana Michelis Leal que comemorou mais uma primavera, recebendo os parabéns dos familiares e amigos, aos quais incluímos os desta coluna. Que Deus lhe conceda muitas bênçãos e realizações. Felicitamos o querido casal de rotarianos Eliseu Vidal e Maria das Graças pelos seus 51 anos de união. Uma jornada de amor, companheirismo e cumplicidade que inspira todos ao redor. Que este marco seja celebrado com muita alegria e que os próximos anos sejam repletos de saúde, paz e felicidade. Parabéns por essa linda trajetória de vida a dois! Felippe Santos e Daiany Fernandes desembarcaram em Porto de Galinhas e estão aproveitando cada momento! Com as belas paisagens e as praias paradisíacas, o casal não perde a chance de relaxar e curtir a vida ao máximo. Entre mergulhos no mar azul e passeios pela areia, Felippe e Daiany estão desfrutando do melhor que a costa de Pernambuco tem a oferecer. Um brinde ao descanso e à diversão!
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados