Diretora administrativa: Rosane Michels
Domingo, 30 de Junho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Bioconstrução de Cáceres tem apoio do Sebrae
Data:21/03/2024 - Hora:06h42
Bioconstrução de Cáceres tem apoio do Sebrae
Assessoria

Inovação, sustentabilidade e responsabilidade social são alguns termos que descrevem o modelo de negócio do Núcleo Experimental de Permacultura e Bioconstrução do Pantanal (NepBioPBIO – Pantanal), que há dez anos promove educação ambiental no Pantanal mato-grossense.

O empreendimento, que recebe o apoio do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso), constrói casas que chamam atenção por terem um custo de até 40% a menos e ainda proporcionam ambientes mais agradáveis e frescos, com temperaturas até 10 °C menores que o externo.

A busca por soluções sustentáveis torna-se uma questão de sobrevivência no planeta que responde, com eventos climáticos extremos, aos danos causados pelas ações humanas. Em janeiro deste ano, a temperatura do planeta ultrapassou 1,5 °C em comparação os níveis pré-industriais. E, foi em busca de desenvolver o negócio, que a família idealizadora do projeto contou com o suporte do Sebrae/MT em Cáceres, por meio de consultorias e orientações.

“Este é um modelo de negócio familiar que por si só se destaca no mercado, ainda mais pelo diferencial e compromisso social e ambiental. E, nós, do Sebrae/MT contribuímos no aperfeiçoamento da gestão [financeira e administrativa], para o relacionamento com o cliente e outras capacitações”, comenta Cirlene Espicaski, gerente do Sebrae/MT em Cáceres.

Localizado no município de Cáceres, o NepBioPBIO – Pantanal utiliza o espaço da ‘Casa de Cupim’ para ensinar e colocar em prática técnicas de construções sustentáveis. 

É neste local — planejado para ser um exemplo de casa sustentável — que os visitantes aprendem um pouco sobre os princípios da permacultura, modelo de construção que visa manter a cooperatividade na relação entre homem e natureza, em que ambos se beneficiam.
Para Diego Miguel Carioca de Paula, fundador da empresa, adotar um estilo de vida sustentável está ao alcance de todos. “A sustentabilidade é uma necessidade hoje. É fácil sim, ser sustentável e todo mundo pode ser”, afirma o empreendedor que com a família promovem a educação ambiental na região.

A ‘Casa de Cupim’ é uma casa escola onde mostramos o que aprendemos nos últimos dez anos de existência, o que erramos e aprimoramos com o tempo. Sentimos essa necessidade de levar esse conhecimento e vivência para as pessoas por meio do empreendedorismo. Dessa forma, criamos o Nep Pantanal, que é o nosso jeito de empreender de acordo com o nosso estilo de vida. Somamos com a sociedade levando um pouco do conhecimento que hoje é uma necessidade”, explica Diego que também é técnico em agropecuária, biólogo, bioconstrutor e praticante de permacultura.

O empreendimento familiar ensina, na prática, técnicas da permacultura, construção que ganha maior visibilidade em tempos de frequentes ondas de calor intenso e escassez de recursos, pois a casa tem eficiência térmica.

Dentre as características das obras realizadas com a consultoria da pequena empresa, além de baixo custo, estão a autossuficiência com rede de tratamento de esgoto própria e o reaproveitamento de resíduos.

O controle da temperatura pode variar conforme a construção, e, o estilo arquitetônico com aplicação dos princípios básicos da permacultura garante a redução da temperatura.
“Casas ecológicas podem ser feitas com diversos materiais, por isso a temperatura vai depender de vários fatores. Nós trabalhamos com uma linha da arquitetura chamada a bioclimática, que é um tipo de construções onde há o planejamento de habitações que se adaptam ao clima local. Fizemos um acompanhamento e constatamos que, a média anual das nossas casas daqui do núcleo, varia entre 8 °C a 10 °C abaixo da temperatura exterior”, ressalta Diego.

A obra utiliza recursos naturais (barro, madeira, pedras, bambu), são geralmente os materiais disponíveis no local em que será feita a casa, o que reduz custo em até 40% com uso ou reaproveitamento de materiais. “Hoje, mais do que nunca, com as mudanças climáticas que presenciamos, defendemos a bio construção como forma de adaptação às mudanças climáticas”, reforça.

Educação ambiental

A família de empreendedores que está à frente do Nep Pantanal também tem o objetivo de compartilhar com a sociedade os princípios da permacultura. O projeto é apoiado pelo Sebrae/MT e recebe visitantes de escola, empresas e pessoas que querem aprender sobre como viver de forma mais sustentável e cooperar com o meio ambiente.

“Ajudar no desenvolvimento de negócios como este é muito satisfatório, pois está alinhado com um dos nossos propósitos, que é construir um ecossistema de pequenos negócios inovadores, sustentáveis, com um impacto social positivo para comunidade local”, ressalta a gerente do Sebrae/MT em Cáceres.

Diego explica que com o suporte do Sebrae/MT as ações da empresa têm sido ampliadas “agora além das construções ecológicas de ‘bio casas’ [na região de Cáceres e de Chapada dos Guimarães], que são projetos mais econômicos e ofertam ambientes mais agradáveis que as construções convencionais, com a ajuda do Sebrae/MT, ampliamos nossos atendimentos para a área de educação ambiental, com orientações, consultorias, suporte, prestação de serviços, entre outros”, diz.

Princípios éticos

A ciência da permacultura é baseada em três princípios éticos: uso de ferramentas que permitam cuidar das pessoas (nós e o próximo) e; cuidar da terra e partilhar o excedente, ou seja, não produzir desperdício com reciclagem e o reaproveitamento dos resíduos.
Atualmente, a ‘Casa Cupim’ é referência regional na aplicação de quatro campos da Ciência: espaço construído; cultura e educação; ferramenta e tecnologia; manejo da terra e da natureza.

“É um conjunto de ferramentas para as pessoas poderem construir e criar ambientes humanos sustentáveis e mais integrados com a natureza.

Esse conjunto de ferramentas de observações, permite que, ao observarmos a nossa volta, possamos identificar qual é o melhor posicionamento para a casa, conforme o sol; o sentido do vento; o clima da região e como posso plantar e melhorar o solo para deixar um retorno positivo para a natureza”, conclui Diego.




fonte: Assessoria



JBA anuncie AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
sICREDI RS
moto
High Society
Felicitamos o rotariano Sidney Garcia que festejou data natalícia nesta semana recebendo o carinho especial dos amigos e companheiros da família Rotary. Torcemos para que tenha uma vida inteira de muitas realizações e que você consiga todas as coisas que seu coração deseja. Que esse aniversário lhe traga muitas alegrias e muitas vitórias. Soprou velinha nesta semana a simpática Claudiane Estavam Mendes a quem desejamos Paz, Amor, Saúde e Prosperidades. Que Deus lhe proporcione um novo ano repleto de felicidades e realizações. Salute!!! Nosso brinde ao aniversariante da semana Luís Mário Castrillon M. Araújo. Esta coluna deseja o melhor presente que a vida possa te dar com votos de que esta data se repita por muitos anos. Feliz Niver!!!
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados