Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 17 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Com 21 medalhas de ouro, CRPB-Unemat classifica 6 alunos para fase nacional das Paralimpíadas Escola
Data:15/03/2024 - Hora:16h21
Com 21 medalhas de ouro, CRPB-Unemat classifica 6 alunos para fase nacional das Paralimpíadas Escola
Assessoria

Os alunos do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro (CRPB) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Cáceres, participaram do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, realizado na sexta-feira (8) e sábado (9) em Cuiabá. O evento agregou as competições estaduais das Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros (competição entre os alunos dos centros de referência).

A delegação do CRPB-Unemat foi composta por nove alunos, que participaram das provas de atletismo, nas competições Paralimpíadas Escolares e Intercentros.

A competição das Paralimpíadas Escolares foi a seletiva para a composição da delegação estadual que representará Mato Grosso na fase nacional, que acontecerá na cidade de São Paulo (SP), em novembro. Já o Intercentros, tem o objetivo de ser a primeira experiência competitiva de crianças com idade entre 7 e 10 anos.

Ao todo foram 21 medalhas de ouro, com seis alunos classificados para a fase nacional da competição.

“O CRPB-Unemat tem, de maneira consistente, conseguido ampliar o quantitativo de alunos participando das competições escolares paralímpicas”, assegura o coordenador pedagógico do Centro, Emanuel Carvalho. “Em 2022, ano de início do projeto, o projeto foi representado pelo aluno Lucas Gabriel, no badminton. Já em 2023, três alunos participaram da fase classificatória no atletismo, com dois se classificando para a etapa nacional”, explica o professor.

“As oportunidades e resultados que os alunos do CRPB-Unemat têm conseguido estão no contexto das políticas de acessibilidade e inclusão da Universidade, que reconhece a importância em garantir o acesso de pessoas com deficiência às práticas esportivas”, declara o professor Riller Reverdito, coordenador do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esportes e Exercício Físico (Cipeef), responsável pela parceria.

Para as professoras Katiane Melo e Luciene Carvalho, responsáveis pelo treinamento de atletismo, a participação dos alunos neste evento atenderam todas as expectativas. “Além das medalhas e índices, a participação neste evento, para muitos alunos, foi a primeira oportunidade de realizar uma atividade sem a presença dos pais. E isso tem um impacto importante no processo de desenvolvimento da autonomia dos alunos”, disse Katiane. 

CENTRO DE REFERÊNCIA PARALÍMPICO

O Centro de Referência Paralímpico Brasileiro (CRPB) de Cáceres é uma parceria da Unemat com o Comitê Paralímpico Brasileiro, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cáceres e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT). Os atletas desenvolvem suas atividades no ginásio e na piscina da Vila Olímpica da Unemat, na unidade Cidade Universitária do Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres.

O Centro de Referência está com inscrições abertas. Os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (65) 99661-9635

 




fonte: Por Nataniel Zanferrari



Não foi possível realizar a consulta ao banco de dados