Diretora administrativa: Rosane Michels
Domingo, 14 de Julho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Estudantes paratletas participam de seletiva estadual para representar MT nos Jogos Escolares
Data:05/03/2024 - Hora:16h51
Estudantes paratletas participam de seletiva estadual para representar MT nos Jogos Escolares
Secel-MT
Estudantes paratletas irão participar, no sábado (09.03), da seletiva estadual em busca de representar Mato Grosso na edição nacional das Paralimpíadas Escolares. A seletiva será no Ginásio Fiotão, em Várzea Grande, e na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, simultaneamente, a partir das 8h.

Os paratletas com melhor desempenho representarão o Estado na etapa nacional da competição, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que será realizada em novembro, em São Paulo.

A participação na seletiva é limitada aos atletas com idades entre 11 e 17 anos, devidamente matriculados nas redes pública e privada de ensino, dos gêneros masculino e feminino, e que já foram inscritos na Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Neste ano, a competição contará com 66 jovens e crianças, com algum tipo de deficiência, de todo o Estado, disputando nas modalidades de atletismo, bocha e natação.

“Estimular a participação e a prática esportiva de crianças com deficiência é investir no futuro delas, pois, além de trabalhar a busca por possíveis talentos paralimpícos no nosso Estado, estamos promovendo a inclusão, resiliência e disciplina para que elas possam ver um mundo diferente através do esporte”, afirmou o secretário adjunto de Esporte da Secel, David Moura. 

A programação mato-grossense acompanha o calendário de competições e eventos nacionais realizados pelo CPB em 2024. Além das Paralimpíadas Escolares, outro destaque é o Meeting Paralímpico, que neste ano percorre todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Em Mato Grosso, o evento esportivo também será realizado neste sábado, simultâneo à seletiva escolar estadual, e reúne mais quatro competições esportivas para pessoas com deficiência: uma para atletas paralímpicos de alto rendimento, as Paralimpíadas Universitárias e Militares, e disputas entre integrantes dos Centros de Referência Paralímpica. 

O Meeting Paralímpico conta com provas de atletismo, natação, halterofilismo, tiro com arco, tiro esportivo e bocha, e tem o objetivo desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite.



Centro de Referência em Várzea Grande

O Centro de Referência é uma iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) que visa aproveitar espaços esportivos em todos os estados do país para oferecer modalidades do esporte paralímpico desde a iniciação até o alto rendimento.

Com a perspectiva de propiciar e incentivar pessoas com deficiência a praticar os esportes paralímpicos, o projeto envolve metodologias de atendimento adequadas, que respeitem a idade cronológica e biológica, além das limitações da deficiência.

A contribuição da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer para a criação e manutenção do Centro de Referência Paralímpico foi feito por meio de convênio com a Prefeitura Municipal de Várzea Grande. Além deste, Mato Grosso conta com mais dois centros paralímpicos, sendo um localizado na cidade de Cáceres (216 km de Cuiabá) e outro em Canarana (646 km de Cuiabá).
 



fonte: Assessoria Secel-MT



JBA rotary anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
sICREDI RS
moto
High Society
Felicidades ao mais novo casal Guilherme Bicudo e Eloá Luchessi Ribeiro pela união matrimonial. Que este novo capítulo de suas vidas seja repleto de amor, felicidade e muitas realizações. Que cada dia juntos seja uma nova página de uma linda história a dois, marcada por momentos inesquecíveis e sonhos compartilhados. Mais um ano de vida foi festejado pela nossa querida leitora, a socialite Adriana Maciel Mendes Merotti, que comemorou a data na segunda-feira ao lado do maridão e amigos. Que Deus lhe conceda muita saúde, alegrias e amor, são os votos da família do JCC. No rol dos aniversariantes da semana registramos colhendo mais uma rosa a querida Jucyara Sortica. Feliz Aniversário Ju, que você possa comemorar muitos anos de vida, com saúde e alegrias.
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados