Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Cáceres realiza 1ª Conferência Municipal Livre de Migrações, Refúgio e Apátrida
Data:05/03/2024 - Hora:16h28
Cáceres realiza 1ª Conferência Municipal Livre de Migrações, Refúgio e Apátrida
Assessoria

Cáceres está realizando hoje (05/03), a 1ª Conferência Municipal Livre de Migrações, Refúgio e Apátrida, denominada COMIGRAR. Sob o lema "Cidadania em Movimento: Desafios e Perspectivas sobre Migrações, Refúgio e Apátrida", este simpósio representa um importante fórum de participação social. Seu objetivo central é a formulação de políticas que promovam e garantam o acesso a direitos fundamentais para migrantes, refugiados e apátridas.

A conferência proporciona à comunidade local uma oportunidade para aprofundar o debate sobre questões relacionadas a migrações, refúgio e apátrida, esta última referindo-se às pessoas que não possuem uma nacionalidade reconhecida por qualquer Estado. É uma plataforma inclusiva, na qual todos os participantes têm o direito de expressar suas opiniões e votar, tornando-se uma manifestação democrática e participativa.

Segundo a Coordenadora do Centro de Referência de Direitos Humanos, Poliana Souza Corrêa, esta iniciativa é parte integrante da etapa preparatória em Cáceres e serve como ponto de partida para os processos subsequentes de articulação, mobilização e discussão.

Poliana enalteceu  colaboração dos diversos parceiros, o Compar, Centro de Referência de Direitos Humanos, a Prefeitura de Cáceres por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, além do apoio efetivo do Governo Federal e da ONU Migração.

Para a secretária de Assistência Social, Fabíola Campos, essa conferência representa um passo significativo na construção de políticas mais humanas e solidárias, contribuindo para a construção de uma comunidade global mais justa e compassiva.

O evento contou ainda com as presenças  de  Thaís La Rosa da Organização Internacional para Migrações (OIM), representantes do Centro Pastoral de Migrantes de Cuiabá, do Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CETRAP/MT) e o representante do Consulado Boliviano, que enriqueceram  as discussões e reforçaram a importância de parcerias interinstitucionais.




fonte: Assessoria



Não foi possível realizar a consulta ao banco de dados