Diretora administrativa: Rosane Michels
Domingo, 21 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Prefeitura de Cáceres intensifica combate à Dengue
Data:05/03/2024 - Hora:08h03
Prefeitura de Cáceres intensifica combate à Dengue
Ilustrativa

Diante de um índice de infestação predial de 6,3%, considerado de risco muito alto, a Prefeitura de Cáceres intensificou as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue. Com a chegada do período chuvoso e o aumento de casos suspeitos, a Vigilância em Saúde redobra seus esforços para conter a propagação da doença.

Segundo o secretário de Saúde, Vitor Miguel Oliveira, mais de 50% dos criadouros identificados são classificados como depósitos móveis, como baldes, bebedouros de animais e vasos de plantas, além de lixo composto por recipientes plásticos, latas, sucatas e entulhos, assim como reservatórios de água baixos. “Esses dados ressaltam a necessidade urgente de conscientização da população sobre a importância de eliminar esses potenciais criadouros em suas residências”, observou Vitor.

A Vigilância em Saúde, diante do aumento de casos suspeitos, tem monitorado de perto a situação, registrando mais de 100 casos nos dois primeiros meses de 2024. Além da Dengue, casos de Chicungunya e Zika também estão sob vigilância, aumentando a complexidade do quadro epidemiológico.

A coordenadora de Vigilância e Saúde, Cynara Piran explicou que, para conter a disseminação do vírus, os agentes de Combate a Endemias têm intensificado as ações de bloqueio, com destaque para a pulverização espacial em locais com casos suspeitos e maior probabilidade de depósitos do mosquito. “Áreas como ferro velho e abrigo de barcos estão recebendo especial atenção”, informou Cynara.

Ela comunicou ainda que em parceria com a autarquia Águas do Pantanal, a prefeitura está programando mutirões para coleta de lixo, priorizando inicialmente os bairros com maior índice de infestação. A gestão municipal reforça, no entanto, que a responsabilidade de combater a Dengue é de todos os cidadãos, sendo fundamental a colaboração da população na eliminação de criadouros e na participação ativa nos mutirões de limpeza.

Além das ações urbanas, a Prefeitura anuncia que a partir de amanhã (02/03), serão iniciadas visitas domiciliares com orientações e tratamentos na zona rural, começando pelo Distrito de Nova Cáceres. Essa estratégia visa abranger áreas fora do perímetro urbano, garantindo que todas as comunidades estejam protegidas.

Dados do Ministério da Saúde apontam que em um contexto nacional preocupante, o Brasil já ultrapassou a marca de 1.000.000 de casos de Dengue, com 214 óbitos comprovados e 687 em investigação. No estado de Mato Grosso, já somam 05 óbitos confirmados, além de 02 em observação. Estes números ressaltam a gravidade da situação, reforçando a necessidade de ações preventivas e de combate ao vetor.

A Prefeitura de Cáceres reitera a importância da colaboração de cada cidadão. O Brasil enfrenta um cenário crítico, e a conscientização e ação de todos são cruciais para reverter essa situação alarmante e proteger a saúde da população.




fonte: Assessoria



Não foi possível realizar a consulta ao banco de dados