Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
PT de Cáceres define James Cabral como pré-candidato
Data:24/02/2024 - Hora:10h11
PT de Cáceres define James Cabral como pré-candidato
Assessoria

O PT de Cáceres, presidido pelo professor Rafael Costa, definiu seu pré-candidato à prefeitura de Cáceres.

Será o agrônomo James Cabral, que disputou as eleições de 2020 obtendo 5.457 votos, o que correspondeu a 12,3% dos votos válidos. A decisão se deu após a realização de sondagem de consumo interno e deliberação da comissão executiva do partido.

Segundo o presidente do PT de Cáceres, Rafael Costa: “O resultado da avaliação não foi uma surpresa, já que James disputou as eleições majoritárias em 2020, tem o nome popularizado e é a cara do PT, que está com avaliação crescente entre os cacerenses. Temos os dados em mãos, de pesquisa realizada no ano passado, que colocam o nome dele no páreo para disputar com a prefeita e o ex-prefeito, que também é pré-candidato. E isso só veio se consolidando de lá para cá. Então, batemos o martelo, já que agora o nome vai para a Federação Brasil da Esperança.”

Com a decisão do PT, os demais pré-candidatos à prefeitura, Cézare Pastorello, Rafaela Ferreira e Domingos Sávio manifestaram seu apoio ao nome de James Cabral.

FEDERAÇÃO BRASIL DA ESPERANÇA

O PT, com o PCdoB e o PV, integra a Federação Brasil da Esperança, instituída em maio de 2022, com objetivo de disputar as eleições daquele ano e as municipais de 2024. 

Pelo Estatuto da Federação Brasil da Esperança, a escolha do candidato para disputar as eleições majoritárias é definida em Assembleia Geral, entre os pré-candidatos apresentados por cada um dos partidos componentes, ou, apoio a uma candidatura majoritária fora da federação, se nenhum dos partidos apresentar nomes para a majoritária. 

Atualmente, a presidência da Federação no Município de Cáceres é do PCdoB, presidida por Cleomar Ribeiro, que terá a função de organizar a Assembleia para que cada partido apresente seu nome para a disputa.

ELEIÇÕES PROPORCIONAIS

A Federação também apresenta um excelente quadro para disputas proporcionais. Diferentemente da eleição de 2020, onde cada um dos partidos teve que montar chapa própria, com a federação os melhores candidatos poderão fazer parte, até o limite de 16, o que multiplica o número de possíveis cadeiras a serem ocupadas no legislativo. Somando os votos de 2020, o PT, com 6 candidatos e mais o vereador Cézare Pastorello, recentemente filiado, somou 2.391 votos. Já no PV, os primeiros 7 candidatos somaram 1.991 votos, que dá 4.385 votos. O PCdoB não participou das eleições de 2020, mas tem nomes para concorrer em 2024, estimativa que coloca a Federação com potencial de eleger uma bancada considerável na gestão de James Cabral.




fonte: Assessoria



Não foi possível realizar a consulta ao banco de dados