Diretora administrativa: Rosane Michels
Domingo, 30 de Junho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
FIPe
A sinuca de bico dos aposentados
Data:23/02/2024 - Hora:07h55

A vida é uma equação de aritmética, em que impera a tabuada para se somar, subtrair, multiplicar e dividir. Ela não foge da dimensão destas premissas de um teorema cartesiano.

O imponderável existe, mas é uma exceção. Isto para se dizer que devemos planejar nossas vidas, com a formação, as informações e do aprendizado que dispomos para levá-la em frente, com menos surpresas possíveis.

A falta crônica de estabilidade econômica que sempre teve o Brasil, conspira contra todos os planejamentos. Normalmente, procura-se a estabilidade de empregos sólidos, o que, em boa parte das vezes, leva-se ao Serviço Público.

Enfim, este é o sonho de grande parte dos brasileiros. Entretanto, a remuneração de hoje pode não ser a de amanhã, devido a crônica instabilidade, ressaltando que o imposto de renda não poupa sequer os aposentados (e não deveria), enquanto setores pujantes da economia são isentos de tributação.

Entretanto, a exceção existe para confirmar a regra, e esta, neste caso, são os egressos da Nomenclatura Oficial do serviço público que não conhecem limites, apenas vantagens e privilégios.

Eu conheço diversos casos em que a aposentadoria não cobre mais as despesas agravadas pela velhice, numa idade em que se precisa de estabilidade e de paz. Essas pessoas ficam num fio de navalha tentando sobreviver, pois a comida, a água, a energia e o aluguel estão cada vez mais distantes do seu bolso.

Ressaltando que a conta de medicamentos foi para a estratosfera. Além do mais, muitos idosos são arrimo de família. Ser velho neste País é um duro castigo!

E aí os idosos, procuram rendas alternativas como solução, mas falta-lhe ânimo e saúde para recomeçar no competitivo mercado de Trabalho. É certo que planejar é uma tarefa penosa por causa das incertezas e das instabilidades que fogem do controle do cidadão comum que vive com o dinheiro contado.

Meu caro leitor e a saída! Existe saída? Se se for perguntar para os iniciados na área, eles vão dizer que deveria fazer, desde cedo, um pecúlio e ir regando-o ao longo da vida.

Para quem sempre viveu com os proventos pela hora da morte, este conselho é inútil! Para outros é fazer como boa parte dos latino-americanos: mudar para a América! O outro caminho mais difícil seria começar a vida empreendendo, enfrentando toda sorte de entraves que a Reforma Tributária recente promete resolver.

 

É bom não se esquecer da “via crucis” a percorrer para conseguir a aposentadoria sujeita a revisões e mais revisões. Além do mais, todos foram colocados na vala comum do teto máximo do INSS de pouco menos que dez salários-mínimos, com algumas poucas exceções, sujeito a imposto de renda que, se fosse possível, acompanharia o aposentado depois da morte, uma vez que “as coisas ruins” costumam ser eternas. Pode-se ficar livre de tudo, menos da morte e dos tributos!

Enfim, viver aqui é um flagelo! Deus, na dúvida onde colocar o inferno plantou-o abaixo da Linha do Equador! ___*** Renato Gomes Nery é advogado.

 

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Correio Cacerense 




fonte: Renato Gomes Nery



anuncie aqui rotary AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
sICREDI RS
moto
High Society
Felicitamos o rotariano Sidney Garcia que festejou data natalícia nesta semana recebendo o carinho especial dos amigos e companheiros da família Rotary. Torcemos para que tenha uma vida inteira de muitas realizações e que você consiga todas as coisas que seu coração deseja. Que esse aniversário lhe traga muitas alegrias e muitas vitórias. Soprou velinha nesta semana a simpática Claudiane Estavam Mendes a quem desejamos Paz, Amor, Saúde e Prosperidades. Que Deus lhe proporcione um novo ano repleto de felicidades e realizações. Salute!!! Nosso brinde ao aniversariante da semana Luís Mário Castrillon M. Araújo. Esta coluna deseja o melhor presente que a vida possa te dar com votos de que esta data se repita por muitos anos. Feliz Niver!!!
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados