Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Águas do Pantanal cria força tarefa para atender afetados por alagamentos
Data:15/02/2024 - Hora:09h17
Águas do Pantanal cria força tarefa para atender afetados por alagamentos
Assessoria
No último dia 10 de fevereiro de 2024, o evento de chuva iniciou às 18:05, com uma garoa leve por cinco minutos.

Já a, 18:15 a precipitação acumulada já somava 9.6 mm, ou seja, em cinco minutos choveu mais do que a média diária para este mês.

A chuva continuou até as 22:00, e a somatória total foi de 205.8 mm em pouco menos de 5 horas. A chuva cessou no dia 11/02 o que fez com que as águas escoassem e drenassem a região urbana. No dia 12 de fevereiro inicia novamente algumas garoas às 4:00 da manhã, entretanto, de baixo impacto (UNEMAT, 2024).

O Prefeito em exercício Odenilson informou, “Aproximadamente, 7 mil pessoas foram deslocadas devido às inundações, com mais de 50 moradores ficando sem abrigo. Seis bairros foram particularmente afetados em maior proporção, resultando na perda de móveis e outros materiais em grande parte das residências.”

A autarquia Águas do Pantanal assumiu a responsabilidade pelo gerenciamento dos resíduos sólidos do município, desencadeando uma força-tarefa para a coleta desses materiais por meio do serviço de cata-treco e outras formas de coleta de apoio. Mais de 22 colaboradores foram mobilizados, incluindo coletores, motoristas e líderes.

Segundo o Diretor Júlio Parreira, “Os bairros que receberam maior intensificação na coleta foram Cohab Velha, Espírito Santo, Cidade Alta, Marajoara, Betel e residências próximas aos córregos. Quatro veículos foram disponibilizados para a coleta, sendo eles: Cata-treco, Caminhonete F350, Caminhão Caçamba e Caminhão Caçamba baixa. Nos dias 12 e 13 de fevereiro, os caminhões foram carregados aproximadamente 17 vezes e descarregados no centro de logística, enquanto os materiais como madeira foram descarregados na cascalheira.” finalizou Júlio.

É importante destacar que, devido à inundação que afetou a maioria dos bairros da cidade, a coleta dos volumes perdidos está programada para ocorrer ainda esta semana e até a próxima semana. Assim, todas as residências dos bairros do município terão seus materiais coletados.

Uma observação adicional é que os próprios moradores acondicionam os materiais logo após a passagem dos caminhões, gerando dúvidas sobre se a coleta ocorrerá ou não, no entanto, a equipe é informada quais ruas ainda possui material para ser recolhido. Ressaltamos que a coleta domiciliar e coleta seletiva continuaram com as rotas normais conforme como segue o cronograma.
 
Fale conosco:
Tel. (65) 3223-6900 - WhatsApp: (65) 99677- 4801
E-mail: atendimento@aguasdopantanal.eco.br
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 548 - Cáceres-MT
 
REFERÊNCIAS:
UNEMAT. Nota Técnica Conjunta 01/2024 Precipitação no dia 10/02/24 na Cidade de Cáceres-MT, de 02 de fevereiro de 2024.  Cáceres: PPGCA e PROFÁgua. Disponível em: http://lipan.com.br/wp-content/uploads/2024/02/Nota-Tecnica-PPGCA-PROFAgua-12-02.pdf.
 
 



fonte: Assessoria



Não foi possível realizar a consulta ao banco de dados