Vereador Franco Valério solicita liberação de Fundo de Garantia para famílias atingidas por alagamen
Data:15/02/2024 - Hora:09h14
Assessoria
O vereador Franco Valério (PROS), apresentou indicação a prefeitura de Cáceres, para que formalize junto a Caixa Econômica Federal, o saque do fundo de garantia para as famílias atingidas pelas fortes chuvas do último dia 10.
O parlamentar justificou a medida afirmando que muitas famílias perderam movéis e eletródomésticos.
'A ajuda publica não prevê recursos para este fim e o saque calamidade pública do FTGS foi um dispositivo criado para isso', explicou.
Veja abaixo a indicação:
INDICAÇÃO N° ______ DE 15 DE FEVEREIRO DE 2024.
Autor: VEREADOR FRANCO VALÉRIO Partido: PROS
“Indica à Prefeita Municipal, Antônia Eliene Liberato Dias, c/c ao Secretário Municipal de Administração, Hebert Dias, providências necessárias para habilitação do Município junto à Caixa Econômica Federal, objetivando o saque pela população desabrigada, do SAQUE CALAMIDADE PÚBLICA DO FGTS.
O Vereador que abaixo subscreve propõe à nobre Mesa, consultado o augusto e soberano Plenário, na forma regimental, seja encaminhado expediente à Prefeita Municipal, Antônia Eliene Liberato Dias, c/c ao Secretário Municipal de Administração, Hebert Dias, solicitando providências necessárias para habilitação do Município junto à Caixa Econômica Federal, objetivando facultar à população atingida pelo alagamento do dia 10/02/2024, de acordo com o Decreto Municipal de Situação de Emergência, nº 142, de 12/02/2024, o SAQUE CALAMIDADE PÚBLICA DO FGTS.
JUSTIFICATIVA
O Saque Calamidade do FGTS é uma modalidade em que o trabalhador tem direito a sacar o saldo da conta do FGTS por necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido a sua área de residência.
O valor só é liberado quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública tenha sido decretado por meio de decreto do governo do Município e publicado em prazo não superior a 30 dias do primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência do desastre natural, se este for assim reconhecido, por meio de portaria do Ministro de Estado da Integração e Desenvolvimento Regional.
Para tanto, a municipalidade deve entregar à Caixa Econômica Federal, toda a documentação necessária à habilitação ao saque do FGTS por calamidade pública, o mais breve possível.
O Decreto nº 142 de 12 de fevereiro de 2024, declara Situação de Emergência nas áreas do Município de Cáceres-MT.
A forte chuva causou a destruição de bens públicos, estradas, vias urbanas, cabeceiras de pontes e bueiros, provocando alagamentos na área urbana (invadindo casas e estabelecimentos comerciais, deixando cidadãos desabrigados), causando sérios transtornos, colocando à população em risco e afetando diretamente cerca de 7.000 (sete mil) famílias.
Por todos esses motivos, a aprovação desta Indicação é muito importante, e, certo em contar com o apoio de Vossas Excelências para aprovação desta Proposição.
Atenciosamente.
FRANCO VALÉRIO CEBALHO DA CUNHA (PROS)
Vereador
fonte: Assessoria
» COMENTÁRIOS
|
|
Publidicade
High Society
|