Diretora administrativa: Rosane Michels
Domingo, 21 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Vereador Franco Valério solicita liberação de Fundo de Garantia para famílias atingidas por alagamen
Data:15/02/2024 - Hora:09h14
Vereador Franco Valério solicita liberação de Fundo de Garantia para famílias atingidas por alagamen
Assessoria

O vereador Franco Valério (PROS), apresentou indicação a prefeitura de Cáceres, para que formalize junto a Caixa Econômica Federal, o saque do fundo de garantia para as famílias atingidas pelas fortes chuvas do último dia 10.
O parlamentar justificou a medida afirmando que muitas famílias perderam movéis e eletródomésticos.
'A ajuda publica não prevê recursos para este fim e o saque calamidade pública do FTGS foi um dispositivo criado para isso', explicou.

Veja abaixo a indicação:

INDICAÇÃO N° ______ DE 15  DE FEVEREIRO DE 2024.
 
Autor: VEREADOR FRANCO VALÉRIO                                                Partido: PROS
 
“Indica à Prefeita Municipal, Antônia Eliene Liberato Dias,  c/c ao Secretário Municipal de Administração, Hebert Dias, providências necessárias para habilitação do Município junto à Caixa Econômica Federal, objetivando o saque pela população desabrigada, do SAQUE CALAMIDADE PÚBLICA  DO FGTS.
O Vereador que abaixo subscreve propõe à nobre Mesa, consultado o augusto e soberano Plenário, na forma regimental, seja encaminhado expediente à Prefeita Municipal, Antônia Eliene Liberato Dias, c/c ao Secretário Municipal de Administração, Hebert Dias,  solicitando providências necessárias para habilitação do Município junto à Caixa Econômica Federal, objetivando facultar à população atingida pelo alagamento do dia 10/02/2024, de acordo com o Decreto Municipal de Situação de Emergência,  nº 142, de 12/02/2024,  o SAQUE CALAMIDADE PÚBLICA DO FGTS.
 
 
JUSTIFICATIVA
 
O Saque Calamidade do FGTS é uma modalidade em que o trabalhador tem direito a sacar o saldo da conta do FGTS por necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido a sua área de residência.

O valor só é liberado quando a situação de emergência ou​ o estado de calamidade pública tenha sido decretado por meio de decreto do governo do Município e publicado em prazo não superior a 30 dias do primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência do desastre natural, se este for assim reconhecido, por meio de portaria do Ministro de Estado da Integração e Desenvolvimento Regional.

Para tanto, a municipalidade deve entregar à Caixa Econômica Federal,  toda a documentação necessária à habilitação ao saque do FGTS por calamidade pública,  o mais breve possível.

O Decreto nº 142 de 12 de fevereiro de 2024, declara Situação de Emergência nas áreas do Município de Cáceres-MT.

A  forte chuva  causou a destruição de bens públicos, estradas, vias urbanas, cabeceiras de pontes e bueiros, provocando alagamentos  na área urbana (invadindo casas e estabelecimentos comerciais, deixando cidadãos desabrigados), causando sérios transtornos, colocando à população em risco e afetando diretamente cerca de 7.000 (sete mil) famílias.

Por todos esses motivos, a aprovação desta Indicação é muito importante, e, certo em contar com o apoio de Vossas Excelências para aprovação desta Proposição.  
 
                         Atenciosamente.
 
 
                            FRANCO VALÉRIO CEBALHO DA CUNHA (PROS)
Vereador




fonte: Assessoria



Não foi possível realizar a consulta ao banco de dados