Diretora administrativa: Rosane Michels
Domingo, 25 de Fevereiro de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Café da Manhã
Data:02/02/2024 - Hora:20h14

Sessões Virtuais TJMT

Diante do cenário epidemiológico da Covid-19 em Mato Grosso, as sessões de julgamento da Câmara Temporária de Direito Público e Coletivo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) estão sendo conduzidas exclusivamente por meio de videoconferência desde quinta-feira (1º de fevereiro). A determinação foi estabelecida pela presidente da câmara, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, em resposta ao aumento de casos no estado.

 

Sisu 2024

A divulgação dos resultados da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 traz boas perspectivas para os estudantes de Mato Grosso, que contam com mais de 8,5 mil vagas para o ensino superior. O estado se destaca na região Centro-Oeste como o primeiro em quantidade de oportunidades oferecidas. Com 4.959 vagas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), 2.350 na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e 1.213 na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Os resultados estão disponíveis no site oficial do programa, proporcionando aos candidatos informações essenciais para o próximo passo em suas trajetórias acadêmicas.

 

Reajuste Combustíveis

Passou a valer desde quinta-feira (1º), o aumento do ICMS, tributo cobrado pelos estados, para a gasolina, o diesel e o gás de cozinha. O aumento reflete a decisão de vários estados de reajustar o ICMS para os produtos em geral para compensar perdas de receita. Na maior parte dos casos, os estados elevaram as alíquotas gerais de 18% para 20%. Como os combustíveis seguem um sistema diferente de tributação, os reajustes serão com valores fixos em centavos. Ao contrário de outros estados e Distrito Federal, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes decidiu não aumentar a alíquota.

 

Prouni 2024 

O prazo para os interessados em participar do processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni) termina às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (2) pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. São oferecidas 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições participantes.    Para se inscrever de forma gratuita, o participante precisa ter cadastro no login único do governo federal e criar uma conta no gov.br. Os resultados estarão disponíveis em 6 de fevereiro (primeira chamada) e 27 de fevereiro (segunda chamada). 

 

Ranking da Corrupção

A queda de dez posições do Brasil no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) 2023, divulgado pela Transparência Internacional, reflete uma preocupante deterioração na percepção da integridade e transparência das instituições públicas. Com uma pontuação de 36 pontos em 100, o país demonstra desafios significativos na luta contra a corrupção, evidenciados pela diminuição de dois pontos em relação a 2022. Comparativamente, países latino-americanos como Uruguai, Chile, Cuba e Argentina alcançaram pontuações superiores, destacando áreas onde o Brasil precisa aprimorar suas práticas anticorrupção para fortalecer sua governança e credibilidade internacional.




fonte: Da Redação



Não foi possível realizar a consulta ao banco de dados