Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Cáceres celebra o centenário do Mestre da Cultura e Guardião da Memória, Natalino Ferreira Mendes
Data:19/1/2024 - Hora:07h43
Cáceres celebra o centenário do Mestre da Cultura e Guardião da Memória, Natalino Ferreira Mendes
Facebook

Na noite de segunda-feira (8), a Câmara Municipal de Cáceres se iluminou em homenagem ao centenário de nascimento do professor, historiador e poeta cacerense, Natalino Ferreira Mendes. A solenidade de abertura das comemorações, organizada por sua filha, a professora doutora Olga Maria Castrillon Mendes, foi marcada por emoção e reconhecimento à contribuição singular desse mestre para a história e cultura da cidade. 

Durante a cerimônia, a Dra. Olga destacou a importância de Cáceres assumir a responsabilidade pela preservação da história, memória e poética legadas por Natalino. Seu acervo será democratizado para que todos possam acessar e apreciar a riqueza cultural construída por esse ícone local. 

"Nosso trabalho como agentes sociais será democratizar o acesso ao seu acervo, da produção e da sua atuação enquanto homem público," enfatizou a imortal da Academia Mato-grossense de Letras, sublinhando a necessidade de compartilhar a herança cultural de Natalino com toda a comunidade. 

O presidente da Câmara de Cáceres, Luiz Landim, relembrou que conheceu Natalino durante em um evento no distrito do Caramujo. Citando as palavras do mestre da cultura naquele dia, "a educação vai salvar o mundo”. Landim enfatizou a relevância das ideias pacificadoras e sábias de Natalino, que, em 1995, recebeu a medalha de pacificador. 

Representando o parlamento cacerense, o presidente Luiz Landim assegurou o compromisso da Casa de Leis e do Poder Executivo em preservar a memória viva do professor Natalino. Reconheceu que, atualmente, fazem falta figuras que inspirem paz, esperança e sabedoria, valores tão presentes na trajetória do homenageado. 

O centenário de Natalino Ferreira Mendes transcende a mera celebração; é um compromisso coletivo de preservar e compartilhar a rica contribuição desse mestre da cultura para a identidade e história de Cáceres. Câmara e comunidade local unem-se para honrar e perpetuar o legado de um homem cujas palavras e ações ecoam como fonte de inspiração e sabedoria. 

A solenidade foi prestigiada pelo presidente da Câmara, Luiz Landim, pelo vice-prefeito Odenilson Silva, pela reitora da Unemat, Vera Maquêa, pelo presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres, Agnaldo Rodrigues da Silva, pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alan Kardec, professores, familiares e amigos.  

Toda sua  história e trajetória está no site www.natalinoferreiramendes.com.br

 

  Já o documentário: "Natalino Ferreira Mendes: mestre da cultura mato-grossense", está disponível no YouTube https://youtu.be/BgSdoc5Fs24?si=hIUU4fNO4PzijvZ_   




fonte: Da Redação



Não foi possível realizar a consulta ao banco de dados