Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
MT e China firmam parceria estratégica para impulsionar desenvolvimento da ZPE em Cáceres
Data:21/12/2023 - Hora:22h50
MT e China firmam parceria estratégica para impulsionar desenvolvimento da ZPE em Cáceres
Secel MT

O Governo de Mato Grosso firmou acordo com a China, visando promover o intercâmbio e a cooperação entre as Zonas de Livre Comércio, englobando portos e Zonas de Processamento de Exportação (ZPE). O memorando de entendimento, assinado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), César Miranda, e pela diretora do Gabinete de Relações Exteriores da Província de Hainan da República Popular da China, Dai Zhen, representa um esforço conjunto para avançar no desenvolvimento de alta qualidade. 

Este acordo, derivado da missão liderada pelo governador Mauro Mendes em novembro na China e Índia, abre caminho para que empresas chinesas na ZPE invistam em Cáceres, reforçando laços econômicos e comerciais. 

Dentre os pontos destacados no memorando de entendimento está o compromisso de fortalecer a cooperação em redes aéreas, logística de armazenamento e outras áreas. Além disso, busca-se proporcionar serviços eficientes para o desembaraço aduaneiro, facilitando o fluxo de mercadorias, serviços, capital, talentos e outros elementos entre as regiões. 

O secretário adjunto de Indústria, Minas e Energia, Paulo Leite, afirmou que a ZPE está preparada, aguardando apenas o alfandegamento pelo Governo Federal para começar a receber os investimentos das empresas. Ele expressou otimismo em relação à oportunidade histórica para Mato Grosso e China. 

César Miranda, titular da Sedec, destacou a importância da parceria com a Província de Hainan, enxergando não apenas uma relação de exportação de commodities, mas uma colaboração para industrializar a produção local, impulsionando o crescimento econômico. 

A diretora Dai Zhen ressaltou que este acordo é um marco na consolidação das relações sino-brasileiras, criando um novo capítulo para o intercâmbio amistoso e aprofundado em cooperação econômica. Ela convidou o secretário César Miranda a participar de uma conferência em 2024 na China, visando a construção e desenvolvimento de zonas e portos de livre comércio a nível global. 

Esse acordo estratégico destaca não apenas a consolidação de parcerias internacionais, mas também a abertura de novas possibilidades para o desenvolvimento regional, inovação e investimentos em setores cruciais como economia digital e economia verde. O entendimento é de que, ao incrementar as zonas de livre comércio, haverá uma redução tributária, atraindo investimentos e gerando empregos, resultando em benefícios tanto para Mato Grosso quanto para a China. 




fonte: Redação com Assessoria



Não foi possível realizar a consulta ao banco de dados