Diretora administrativa: Rosane Michels
Domingo, 21 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Mais de 1.800 proposituras foram debatidas na Câmara Municipal de Cáceres ao longo de 2023
Data:13/12/2023 - Hora:22h57
Mais de 1.800 proposituras foram debatidas na    Câmara Municipal de Cáceres ao longo de 2023
CMC

A Câmara de Cáceres analisou e debateu em plenário mais de 1.800 proposituras ao longo de 2023. Entre as medidas que tramitaram estão projetos de leis, indicações, requerimentos e moções de aplausos.  

Só de Indicação Parlamentar ao Poder Executivo, os vereadores e vereadoras debateram 1042 proposituras, apontando melhorias em setores como: saúde, educação, esporte, lazer, cultura, reforma de praças, construção de unidades de saúde, pavimentação asfáltica e medidas de proteção ao Pantanal e ao Rio Paraguai.  

Na parte de Requerimento, ao todo, foram 376 medidas cobrando esclarecimentos de ações do Poder Executivo, a exemplo de obras de infraestrutura e políticas públicas que são implementadas no município. 

Em 2023, a Câmara também levou ao plenário 86 moções, entre repúdio, pesar e aplausos, dedicadas às pessoas que prestaram relevantes serviços à sociedade cacerense.  

 

PROJETOS DE LEIS 

Durante o ano, o Legislativo cacerense aprovou 104 projetos de leis, que já foram sancionados pelo Poder Executivo.  As matérias são de diferentes naturezas, de autorias do Poder Executivo, da Mesa Diretora da Câmara e dos vereadores e vereadoras. Uma delas foi o projeto que permite a complementação de recursos para conceder o piso salarial nacional aos profissionais da enfermagem. 

Outra aprovação importante foi o Código Ambiental de Cáceres (PL-003/2023), que consolidou as normativas de proteção ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável da cidade.   

A Escola do Legislativo também foi outra medida aprovada pelo parlamento. Pelo projeto, a escola tem como objetivo desenvolver programas de formação, qualificação, cursos e palestras para capacitar servidores municipais, vereadores e população em geral.  

Também foram aprovados projetos de leis do Plano Turístico; desconto de 20% no IPTU; combate a depressão infantil e adolescência (PL- 014/2023); e instalação de detector de metais e câmeras de vigilância nas escolas da rede pública municipal (PL-026/23) 

 

AÇÕES 

 

Durante 2023, a Câmara também promoveu diversas atividades e ações em prol da população cacerense. Dentre elas destacamos os projetos Mundo Melhor e Falando Direito, o seminário “A Cáceres que Temos e Cáceres que Queremos” e a conquista do Selo Outro de Transparência Pública, concedido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).  


MUNDO MELHOR 

 


Em agosto, a Câmara foi integrada à rede nacional de parceiros do Instituto Melhor - entidade sem fins lucrativos que trabalha com projetos sociais nas áreas de educação, saúde, inclusão digital e qualificação profissional.    

A parceria ofereceu cursos profissionalizantes a dezenas de reeducandos das cadeias masculina e feminina de Cáceres, que ganharam uma nova ocupação, tendo mais condições de voltar ao mercado de trabalho. 

 


FALANDO DIREITO 

Outro projeto muito importante, que ocorreu entre os meses de julho e novembro, foi o Falando Direito, que levou noções de cidadania a crianças e adolescentes da zona rural e urbana de Cáceres.  

As aulas foram realizadas por juízes federais, policiais e especialistas em educação. Eles ensinaram práticas cidadãs de acordo com a realidade dos estudantes, principalmente sobre o uso adequado da internet.  

Ao final, os estudantes foram contemplados com certificados.  

Como o projeto é nacional, o estudante cacerense, da Escola Municipal Buriti, Gustavo Arruda, foi até Brasília representar o município na formatura do curso  

O projeto foi realizado em parceria com a Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), sendo coordenado pela juíza federal Lya Ferraz.   

 


SEMINÁRIO 

 

Em outubro, a Câmara foi destaque estadual ao promover o Seminário "A Cáceres que Temos e a Cáceres que Queremos". O evento reuniu durante dois dias especialistas nas áreas de meio ambiente, saúde infraestrutura e logística, que apontaram desafios e soluções para o desenvolvimento estratégico do município.  

Alguns temas das palestras foram: Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento de Cáceres; Economia e Desenvolvimento Local, e; Saúde Pública em Cáceres: Desafios e Perspectivas. 

O evento foi promovido pela Câmara, através da Escola do Legislativo.  

 

SELO OURO 


Um feito importante do legislativo cacerense neste ano foi a conquista do Selo Ouro de Transparência Pública, conferido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em novembro. 

A certificação colocou a casa de leis como a segunda câmara mais transparente de Mato Grosso, entre as 141 analisadas. 

Para conquistar o selo, a Câmara de Cáceres teve que atingir 92,34% dos requisitos solicitados pelo TCE-MT. Foi verificado itens como: se a Câmara transmite suas sessões ordinárias, se divulga sua estrutura organizacional, as receitas e despesas, se publica atos normativos, licitações, pregões editais na íntegra dos concursos públicos, bem como um tabela de relação contendo nomes e o quantitativo de diárias pagas aos servidores e vereadores dentro e fora do Estado.



fonte: Por Marcio Camilo - Sec. Imprensa Câmara Mun. Cáceres



Não foi possível realizar a consulta ao banco de dados