Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Estudo aponta que facções criminosas disputam território em MT, segundo o relatório o CV comanda em
Data:06/12/2023 - Hora:06h44
Estudo aponta que facções criminosas disputam território em MT, segundo o relatório o CV comanda em
Reprodução Web

Um recente estudo intitulado "Cartografias da Violência na Amazônia", divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revela uma crescente preocupação em Mato Grosso, onde três facções criminosas - Comando Vermelho, Primeiro Comando da Capital (PCC) e Tropa do Castelar - disputam território, contribuindo para o aumento dos índices de violência diariamente. 

O estudo focou sua análise em 11 municípios do Estado, destacando que quatro deles enfrentam o controle de uma única facção, enquanto os outros sete estão no epicentro de uma guerra territorial. Em Sorriso, especificamente, a disputa é entre as três facções mencionadas, resultando em dados alarmantes de violência. 

Segundo o relatório, Cuiabá, Cáceres e Porto Esperidião estão sob o domínio do Comando Vermelho, enquanto Mirassol D’Oeste é controlada pelo PCC. Em outros municípios, como Alta Floresta, Rondonópolis, Rosário Oeste, São José do Rio Claro, Tangará da Serra e Várzea Grande, a disputa territorial entre CV e PCC está em evidência. 

Mato Grosso, estrategicamente localizado na fronteira brasileira, é identificado como uma rota crucial para o tráfico de drogas. O Comando Vermelho prevalece na região de fronteira com a Bolívia, que contêm mais de 730 km de extensão, tendo Cáceres como a principal referência, se tornando ponto central nesse cenário. 

As facções veem no controle da fronteira a alternativa da entrada da droga na região, a partir das inúmeras estradas vicinais. Além de Cuiabá e municípios vizinhos, os municípios ao longo da rota rodoviária são estratégicos para escoar a droga para as demais regiões brasileiras, 

O estudo destaca a necessidade urgente de abordar as dinâmicas do tráfico de drogas e a presença de facções criminosas em Mato Grosso para garantir a segurança e o bem-estar da população. 

 

 

Presença de facções em MT- Fonte: Instituto Mãe Crioula - IMC/FBSP-2023 (Foto: Divulgação) 




fonte: Da Redação



Não foi possível realizar a consulta ao banco de dados