Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Secretários participam de evento do MAPA que entregou títulos para 25 municípios de 8 estados
Data:30/11/2023 - Hora:01h17
Secretários participam de evento do MAPA que entregou títulos para 25 municípios de 8 estados
Assessoria

Gestores da prefeitura de Cáceres, entre eles o secretário municipal de Agricultura, Domingos Oliveira , e de Assuntos Estratégicos, Jeremias Pereira Leite, estiveram no dia 28, no município de Mirassol D’Oeste, representando a prefeita Eliene Liberato Dias, no evento que promoveu a assinatura do protocolo de intenções celebrado entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá (CIDES-VRC). 

Também foram entregues títulos de integração ao SISBI-POA aos consórcios municipais participantes do segundo ciclo do projeto CONSIM, que visa a ampliação de mercados de produtos de origem animal para consórcios públicos de municípios do Brasil. 

Vinte e cinco municípios de oito estados do Brasil, estiveram representados por seus prefeitos e responsáveis dos respectivos Consórcios  que comprovaram a qualificação dos serviços de inspeção a eles vinculados.  

Uma parceria entre o MAPA e o SEBRAE, para efetivar ações conjuntas para o desenvolvimento de micro e pequenas agroindústrias, também foi celebrado. 

O Ministro em Exercício e Secretário Executivo do MAPA, Irajá Lacerda, prestigiou o evento e observou que esta ação representa o resultado de uma cooperação técnica bem-sucedida, que promove a segurança alimentar e nutricional da sociedade, a sustentabilidade rural e o fomento às agroindústrias familiares de pequeno porte. 

Para o secretário de Agricultura do  município de Cáceres, Domingos Oliveira Santos, o fortalecimento dos consórcios também promove melhores condições ao pequeno produtor rural, que pode comercializar seus produtos fora dos municípios de origem. O SISBI assegura que os procedimentos e a organização da inspeção de produtos de origem animal, legalize a produção no mercado interno. Um exemplo disso e que nos alegrou muito foi o Apiário Tubino, o único de Mato Grosso e um dos quatro do Brasil a obter 100% na qualificação dos produtos e no cumprimento das normas estabelecidas pelo MAPA. “É um mel de qualidade, destaque em todo pais, parabéns aos irmãos Tubino, Cleiton, Cleris e Cledinei que continuaram o legado  do pai Fernando Tubino, que iniciou o apiário de forma artesanal e hoje é uma referência nacional”, reconheceu Domingos. 

Para aderir ao SISBI-POA, os estados ou municípios devem adequar seus processos e procedimentos de inspeção e fiscalização, ficando obrigados a seguir a legislação federal ou dispor de regulamentos equivalentes. 

O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), foi  instituído por Decreto Federal que   constituiu o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). 

Para o secretário Jeremias Pereira Leite, o evento mostrou para os 25 prefeitos de oito  estados do Brasil, a força da agricultura de Mato Grosso e o potencial dos municípios desta região que fazem parte do Consórcio Nascentes do Pantanal, que também recebeu o título do Projeto CONSIM. 

Estiveram presentes os estados da Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande Sul. 

 




fonte: Assessoria



Não foi possível realizar a consulta ao banco de dados