Diretora administrativa: Rosane Michels
Domingo, 14 de Julho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Leite A2: nova tendência no mercado para consumidores e produtores rurais em Cáceres
Data:09/11/2023 - Hora:22h57
Leite A2: nova tendência no mercado para consumidores e produtores rurais em Cáceres
Empaer

O leite A2 é uma nova tendência que vem gerando o interesse de pesquisadores, produtores e consumidores do setor de laticínios. Sendo já uma realidade no mercado brasileiro. Para o consumidor, o produto é uma opção mais fácil de digerir, enquanto para produtores e indústrias, representa uma chance de agregar valor à matéria-prima e se destacar no mercado. 

O leite A2 é o leite de uma vaca que contém a B-caseína de genética A2A2. A forma A1 surgiu devido a uma mutação genética no rebanho bovino em torno de 5 a 10 mil anos atrás. O leite comercialmente disponível geralmente é uma mistura de variantes A1 e A2. Embora sejam semelhantes em termos nutricionais, a B-caseína A1 forma no intestino um peptídeo conhecido como BCM-7 que causa reações adversas nos seres humanos, predispondo ao desenvolvimento de alergia a proteína do leite. O BCM-7 também é estudado na medicina, pois parece implicar em outros distúrbios clínicos.  

Já o leite A2, não forma este peptídeo, não apresentando nenhum efeito clínico nos seres humanos, ou seja, um alimento de melhor digestão, ajudando pessoas com reações alérgicas a proteína do leite. É uma alternativa principalmente para indivíduos que reportam desconforto gastrointestinal por consumo de leite de vaca não associado à lactose.  

Considerado um nicho novo de mercado, com valor agregado, os produtos produzidos a partir deste leite de genética original: leite A2, queijos A2, iogurtes A2, coalhada A2 é a novidade  que já ganha espaço junto a produtores rurais em Cáceres, que podem com o auxílio da Empaer, fazer exame genético das vacas e saber quais são os animais que produzem o leite A, sendo que as raças zebuínas geralmente possuem maior frequência. 

Atualmente o produtor tem a possibilidade de selecionar o rebanho para que todo o leite produzido seja deste tipo. Hoje já existe o selo Vacas A2A2 em produtos que garantem a rastreabilidade através de certificação.  

Em Cáceres, na comunidade Paiol, duas famílias resolveram investir e fazer as análises genéticas em 24 vacas. A decisão primeiramente foi adotada buscando um leite que não causasse desconforto a uma criança da família que estava com intolerância à proteína do leite.  

Todo o acompanhamento foi realizado junto aos técnicos da Empaer que auxiliou na coleta de DNA, no envio e interpretação dos resultados laboratoriais.  

Caso o produtor rural tenha interesse em testar seu rebanho é só procurar a médica veterinária da Empaer de Cáceres para esclarecimento de todo procedimento. (Com informações Empaer) 




fonte: Da Redação



rotary JBA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
sICREDI RS
Multivida
zoom
moto
High Society
Felicidades ao mais novo casal Guilherme Bicudo e Eloá Luchessi Ribeiro pela união matrimonial. Que este novo capítulo de suas vidas seja repleto de amor, felicidade e muitas realizações. Que cada dia juntos seja uma nova página de uma linda história a dois, marcada por momentos inesquecíveis e sonhos compartilhados. Mais um ano de vida foi festejado pela nossa querida leitora, a socialite Adriana Maciel Mendes Merotti, que comemorou a data na segunda-feira ao lado do maridão e amigos. Que Deus lhe conceda muita saúde, alegrias e amor, são os votos da família do JCC. No rol dos aniversariantes da semana registramos colhendo mais uma rosa a querida Jucyara Sortica. Feliz Aniversário Ju, que você possa comemorar muitos anos de vida, com saúde e alegrias.
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados