Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 01 de Julho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Leite A2: nova tendência no mercado para consumidores e produtores rurais em Cáceres
Data:09/11/2023 - Hora:22h57
Leite A2: nova tendência no mercado para consumidores e produtores rurais em Cáceres
Empaer

O leite A2 é uma nova tendência que vem gerando o interesse de pesquisadores, produtores e consumidores do setor de laticínios. Sendo já uma realidade no mercado brasileiro. Para o consumidor, o produto é uma opção mais fácil de digerir, enquanto para produtores e indústrias, representa uma chance de agregar valor à matéria-prima e se destacar no mercado. 

O leite A2 é o leite de uma vaca que contém a B-caseína de genética A2A2. A forma A1 surgiu devido a uma mutação genética no rebanho bovino em torno de 5 a 10 mil anos atrás. O leite comercialmente disponível geralmente é uma mistura de variantes A1 e A2. Embora sejam semelhantes em termos nutricionais, a B-caseína A1 forma no intestino um peptídeo conhecido como BCM-7 que causa reações adversas nos seres humanos, predispondo ao desenvolvimento de alergia a proteína do leite. O BCM-7 também é estudado na medicina, pois parece implicar em outros distúrbios clínicos.  

Já o leite A2, não forma este peptídeo, não apresentando nenhum efeito clínico nos seres humanos, ou seja, um alimento de melhor digestão, ajudando pessoas com reações alérgicas a proteína do leite. É uma alternativa principalmente para indivíduos que reportam desconforto gastrointestinal por consumo de leite de vaca não associado à lactose.  

Considerado um nicho novo de mercado, com valor agregado, os produtos produzidos a partir deste leite de genética original: leite A2, queijos A2, iogurtes A2, coalhada A2 é a novidade  que já ganha espaço junto a produtores rurais em Cáceres, que podem com o auxílio da Empaer, fazer exame genético das vacas e saber quais são os animais que produzem o leite A, sendo que as raças zebuínas geralmente possuem maior frequência. 

Atualmente o produtor tem a possibilidade de selecionar o rebanho para que todo o leite produzido seja deste tipo. Hoje já existe o selo Vacas A2A2 em produtos que garantem a rastreabilidade através de certificação.  

Em Cáceres, na comunidade Paiol, duas famílias resolveram investir e fazer as análises genéticas em 24 vacas. A decisão primeiramente foi adotada buscando um leite que não causasse desconforto a uma criança da família que estava com intolerância à proteína do leite.  

Todo o acompanhamento foi realizado junto aos técnicos da Empaer que auxiliou na coleta de DNA, no envio e interpretação dos resultados laboratoriais.  

Caso o produtor rural tenha interesse em testar seu rebanho é só procurar a médica veterinária da Empaer de Cáceres para esclarecimento de todo procedimento. (Com informações Empaer) 




fonte: Da Redação



JBA AREEIRA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
sICREDI RS
zoom
moto
High Society
Felicitamos o rotariano Sidney Garcia que festejou data natalícia nesta semana recebendo o carinho especial dos amigos e companheiros da família Rotary. Torcemos para que tenha uma vida inteira de muitas realizações e que você consiga todas as coisas que seu coração deseja. Que esse aniversário lhe traga muitas alegrias e muitas vitórias. Soprou velinha nesta semana a simpática Claudiane Estavam Mendes a quem desejamos Paz, Amor, Saúde e Prosperidades. Que Deus lhe proporcione um novo ano repleto de felicidades e realizações. Salute!!! Nosso brinde ao aniversariante da semana Luís Mário Castrillon M. Araújo. Esta coluna deseja o melhor presente que a vida possa te dar com votos de que esta data se repita por muitos anos. Feliz Niver!!!
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados