Diretora administrativa: Rosane Michels
Domingo, 21 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Prefeitos da região confirmam presença no Seminário da Água
Data:27/09/2023 - Hora:16h50
Prefeitos da região confirmam presença no Seminário da Água
Assessoria

Os prefeitos dos oito municípios que compõem a Bacia do Rio Sepotuba confirmaram presença no Seminário da Água, evento que será realizado nesta quinta-feira (28.09). No encontro, realizado pela Prefeitura de Tangará da Serra, serão apresentados dados da situação atual do saneamento do município, além de ações e alternativas para superar os desafios existentes, que podem incluir as outras cidades que compõem a bacia.
 
Confirmaram presença no evento os prefeitos e prefeitas de Barra do Bugres, Azenilda Pereira; Cáceres, Eliene Liberato Dias; Lambari D’Oeste, Marcelo Vieira Vitorazzi; Nova Marilândia, Jefferson Nogueira Souto; Nova Olímpia; José Elídio de Moraes Cavalcante; Salto do Céu, Mauto Teixeira Espíndola; Santo Afonso, Luis Fernando Ferreira Falcão; além do município anfitrião, representado pelo prefeito Vander Masson.
 
O trabalho realizado em Tangará foi iniciado após a assinatura de um Termo de Cooperação entre o município e o Instituto Movimento Cidades Inteligentes (IMCI), responsável pela coordenação do estudo e do evento. A busca por uma instituição capacitada para realizar os estudos foi motivada pelo Marco Legal do Saneamento, que prevê a universalização dos serviços de oferta de água tratada e coleta e tratamento de esgoto até 2033. O saneamento inclui também a drenagem de águas pluviais e os resíduos sólidos.
 
*Presidente do Consórcio Intermunicipal do Alto do Rio Paraguai, que congrega a maior parte dos municípios da Bacia do Rio Sepotuba, o prefeito de Nortelândia, Jossimar Fernandes, o Zema, destacou a importância de que as administrações municipais busquem soluções de forma integrada para problemas em comum. “Esta é uma das melhores, senão a melhor alternativa, porque engloba a região e aumenta nossa capacidade de interlocução”.*
 
Justamente por isso, Masson decidiu convidar os prefeitos que integram a Bacia do Rio Sepotuba. “Estamos prontos para apresentar nossa situação, nossas alternativas e dialogar com todos os gestores que quiserem estar conosco nesse grande desafio que precisamos superar, que é a questão do saneamento. Isso afeta não só Tangará, mas toda a região”.
 
Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, os oito municípios que integram a bacia possuem, juntos, aproximadamente 260 mil habitantes.




fonte: Assessoria



Não foi possível realizar a consulta ao banco de dados