Diretora administrativa: Rosane Michels
Domingo, 30 de Junho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
FIPe
COLUNA RELIGIOSA: Deixe-se transformar pelo perdão incondicional de Deus
Data:21/09/2023 - Hora:07h16

“Naquele tempo, Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: ‘Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?’ Jesus respondeu: ‘Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete’” (Mateus 18,21-22). 

 

O Evangelho hoje nos apresenta essa dinâmica do perdão. Todos nós somos homens e mulheres agraciados, isto é, fomos perdoados de uma dívida impagável; somos eternos devedores perdoados. 

Diante de Deus, a nossa dívida era impagável, e Ele perdoou os nossos pecados. Digo isso porque o Evangelho de hoje nos dá muitos ensinamentos. O primeiro: ninguém perdoa como Deus. O padre leu só o início do Evangelho, mas depois Jesus conta a parábola daqueles dois devedores que se aproximam do seu patrão para pedir o perdão das suas dívidas. 

Como eu dizia: ninguém perdoa como Deus. Para Pedro e para todos nós, torna-se insuportável termos que nos deparar com o nosso perdão que, muitas vezes, é mesquinho e calculista diante do perdão incondicional e sem medidas de Deus. Ai de quem se achar tão compassivo e capaz de perdoar! 

O Evangelho nos mostra claramente que a nossa dívida era como a do primeiro empregado. O texto diz que eram dez mil talentos; a tradução em português diz que era uma grande fortuna. Mas eram dez mil talentos que equivalem a trezentos mil quilos de ouro. Não temos nem noção de calcular isso! 

O perdão nos faz recordar que, um dia, também fomos agraciados com o perdão misericordioso do Pai 

É justamente para mostrar o absurdo da capacidade de Deus de perdoar o ser humano. A nossa dívida era como a desse primeiro empregado — impagável —, e Deus foi misericordioso. 

O homem pede para o seu patrão o perdão das suas dívidas, e vem a súplica. Os nossos atos penitenciais nas missas, os nossos atos de contrição no sacramento da reconciliação: “Senhor, dá-me um prazo, vou me converter dessa vez”, e o resultado é o perdão incondicional de Deus. 

Depois, aquele empregado encontra um companheiro. A palavra é interessante, porque é alguém igual a mim. O texto grego diz: syndolon, quer dizer con-servo, ele era também servo como aquele homem era servo, ou seja, tão devedor quanto eu. 

Não importa o valor da dívida, participamos de uma mesma condição, somos pecadores. E a dívida desse segundo empregado era uma dívida banal, eram cem moedas, três meses de trabalho. E o resultado? Punição, cobrança e impiedade da parte daquele homem. Somos assim: para nós o máximo de misericórdia, para os outros o máximo de rigorismo. 

Tem gente tão pretensiosa na confissão, que é capaz de dizer para o padre: “Só isso, padre, de penitência?”. Coitado de você se acha que pode redimir as suas faltas! Só Deus pode perdoar as nossas ofensas; ninguém pode perdoar com as suas próprias forças. 

O perdão — interessante, finalizo — nasce da memória de que, um dia, também fui perdoado. Não retenha o perdão, ele não é seu, ele é do Pai do céu. Nem Jesus atribuiu a si o poder de perdoar. Ele disse: “Pai, perdoa, porque eles não sabem o que fazem”. 

O perdão é um dom de Deus, o perdão nos faz recordar que, um dia, também fomos agraciados com o perdão misericordioso do Pai. 

Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

 

Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova. 




fonte: Padre Donizete Ferreira



rotary JBA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
sICREDI RS
moto
High Society
Felicitamos o rotariano Sidney Garcia que festejou data natalícia nesta semana recebendo o carinho especial dos amigos e companheiros da família Rotary. Torcemos para que tenha uma vida inteira de muitas realizações e que você consiga todas as coisas que seu coração deseja. Que esse aniversário lhe traga muitas alegrias e muitas vitórias. Soprou velinha nesta semana a simpática Claudiane Estavam Mendes a quem desejamos Paz, Amor, Saúde e Prosperidades. Que Deus lhe proporcione um novo ano repleto de felicidades e realizações. Salute!!! Nosso brinde ao aniversariante da semana Luís Mário Castrillon M. Araújo. Esta coluna deseja o melhor presente que a vida possa te dar com votos de que esta data se repita por muitos anos. Feliz Niver!!!
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados