Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
ÁRVORE: O VERDE DA VIDA
Data:21/09/2023 - Hora:07h15
ÁRVORE: O VERDE DA VIDA
Reprodução Web

Comemorado no Brasil, no dia 21 de setembro, o Dia da Árvore tem como propósito a conscientização a respeito de sua importância e a necessidade de preservá-las para a nossa sobrevivência e a de outras espécies. A origem desse dia, se deu em 10 de abril de 1872, quando o político e jornalista estadunidense, Julius Sterling Morton decidiu plantar muitas árvores onde vivia, em Nebraska, EUA. O momento ficou conhecido como “Day Arbor” e foi um marco ecológico da conscientização e preservação das espécies arbóreas. Pelo fato do Dia da Árvore  ser comemorado mundialmente com a chegada da primavera, muitas nações adequam esse dia a partir das características físico-climáticas de seus países. Assim, na Alemanha, o Dia da Árvore é comemorado dia 25 de abril. Na Polônia, é comemorado no dia 10 de outubro. Na Tanzânia, no dia 1 de janeiro.  

No Brasil, muitos não sabem, mas o Dia da Árvore é comemorado em dois dias diferentes, em virtude do  Decreto 55.797 de 24 de fevereiro de 1965, que instituiu a Festa Anual das Árvores em substituição ao chamado Dia da Árvore. No documento, em seu Artigo 3º traz que em razão das diferentes características fisiográfico-climáticas, a festa nos  Estados do Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Amapá, Roraima e Rondônia deve ser comemorada na última semana do mês de março. Já nos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, no dia 21 de setembro.  Outro ponto que vale salientar que apesar de ter ocorrido a alteração em Decreto, em relação aos nomes, as instituições de ensino, a mídia e a população reconhecem e trabalham como Dia da Árvore, e em alguns estados a data é celebrada nos dois meses, 

Curiosidade e história a parte, porque essa data deve mesmo ser de reflexão sobre nossas atitudes em relação a esse grande símbolo da natureza, que desempenha papel fundamental para a vida na Terra. São as Árvores que mantêm a umidade do ar elevada "graças à evapotranspiração"evitam o surgimento de erosões; produzem oxigênio no processo de fotossíntese; reduzem a temperatura; fornecem alimento e abrigo para vários animais e são matéria-prima para a fabricação de vários produtos, incluindo medicamentos.   

Sendo assim, caros leitores, o dia 21 de setembro deve  muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore, deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos hoje afetam as gerações futuras. É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade  de políticas públicas eficazes que combatam a exploração ilegal de árvores. Que possamos cuidar, zelar e preservá-las não só neste dia 21 de setembro, mas nos outros 364 dias do ano. Que a data sirva para lembrar que somos parte integrante da natureza. Proteger o meio ambiente é papel de toda a sociedade e, é fundamental que cada um faça sua parte para que as próximas gerações consigam viver em um planeta tão bonito quanto o que ainda temos. Bom Dia! 




fonte: Da Redação



Não foi possível realizar a consulta ao banco de dados