Diretora administrativa: Rosane Michels
Domingo, 30 de Junho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
FIPe
Indicação propõe convênio com entidade para tratar dependentes químicos de Cáceres
Data:15/09/2023 - Hora:00h34
Indicação propõe convênio com entidade para tratar dependentes químicos de Cáceres
cmc

A Câmara de Cáceres aprovou, por unanimidade, uma minuta de projeto de lei, em forma de indicação, que propõe convênio entre a prefeitura de Cáceres e a Fazenda Esperança de Poconé, que acolhe dependentes químicos. A propositura, de autoria do vereador Jerônimo Gonçalves (PSB), foi debatida e aprovada durante a sessão ordinária de segunda-feira (11/9). 

Ao justificar a proposta, o vereador destacou que a Fazenda Esperança é referência no tratamento de dependentes químicos, e que Cáceres, por ser uma região de fronteira, necessita de um espaço dessa natureza, que esteja próximo da cidade. Acrescentou que o cenário de fronteira favorece a prática dos mais diversos atos ilícitos, incluindo o próprio tráfico de entorpecentes.  

"A situação favorece o aumento do número de dependentes químicos, sendo assim, temos a necessidade de um centro para acolher essas pessoas, uma vez que essas pessoas quando buscam tratamento acabam se deslocando para outras regiões", argumentou.  

Como o tipo de propositura é de competência do Poder Executivo, a minuta de projeto de lei foi aprovada em forma de indicação. A prefeitura agora tem o prazo de 30 dias - contados a partir de 11 de setembro - para analisar a pertinência da proposta, e decidir se irá acatá-la ou não.  


TRIBUNA LIVRE 


Também foi destaque na sessão ordinária as falas durante a Tribuna Livre, que é um espaço utilizado pela sociedade cacerense para trazer demandas da cidade aos vereadores e vereadoras. 

 A fala mais comovente foi de Leidyrene Souza. Ela possui uma filha de dois anos, que tem uma doença rara: a "Epidermólise Bolhosa". 

Ela usou o espaço para conscientizar a população sobre a doença e também pedir ajuda para custear o tratamento da filha, que, no próximo dia 19 de setembro, precisa fazer uma consulta em Brasília, no Hospital Sarah Kubitschek, que é referência no tratamento desse tipo de doença. Só as passagens, de ida e volta, custam cerca de R$ 10 mil.  

"Atualmente o tratamento da Laura [filha da Leidyrene] está em torno de R$ 70 mil só em curativos. Que a gente ainda não consegue via [Governo do] Estado", disse, ao acrescentar que os insumos têm sido custeados de forma provisória pela Prefeitura de Cáceres, via Secretaria de Saúde.  

As vereadoras e vereadores ficaram sensibilizadas com a luta de Leidyrene, e se comprometeram, no que for possível, em ajudá-la a custear as passagens para a consulta na Capital Federal.  

Já a outra fala na Tribuna Livre foi da babalorixá do Terreiro de Umbanda Caboclo Sete Flechas de Cáceres, Vanessa Aniceto.  

 

Ele discorreu sobre a importância da liberdade religiosa, e, principalmente, o respeito às religiões de matriz africana.  

"Até quando eu vou ter que esconder a minha fé, por medo de julgamentos e apedrejamentos sociais?", questionou Vanessa.  

Ela disse ainda que "o mais triste é saber que a maior parte dessas pessoas, intolerantes, são aquelas que dizem ser cristãs e seguir os ensinamentos de Cristo". Segundo ela, isso é um contrassenso, tendo em vista que Jesus Cristo "pregou incansavelmente o acolhimento e o amor ao próximo".  

 

OUTRAS PROPOSITURAS 

 


Ainda, durante a sessão, o pleno da Câmara aprovou uma série de medidas para beneficiar a população cacerense.  

Ao todo, foram aprovadas 18 indicações, 10 requerimentos, 1 projeto de Decreto Legislativo, 1 Moção de Aplausos e outra de Pesar, durante os debates e deliberações da sessão ordinária.  

Muitas indicações ao Poder Executivo foram voltadas para melhorias da malha viária da cidade, como o cascalhamento, limpeza e patrolamento de ruas de bairros periféricos, a exemplo do Espírito Santo.  

Já outras indicações pediram medicamentos à pessoas idosas; construção da nova sede da Defensoria Pública em Cáceres; equipamentos para agricultores familiares; instalação de academias ao ar livre, iluminação pública, dentre outros assuntos, que afetam diretamente o cotidiano da população cacerense.  

Já o Projeto de Decreto Legislativo, sob o número 64/23, foi de autoria do presidente da Câmara, Luiz Landim, para conceder o título de "Cidadão Cacerense" ao advogado Vinícius Castro Cintra, pelos relevantes serviços prestados à cidade de Cáceres.  

A Moção de Aplausos foi consignada ao músico e produtor cultural Henrique Maluf, por seu notável trabalho em fomentar a cultura cacerense e de Mato Grosso. A moção foi uma propositura do vereador Franco Valério (Pros).  

O parlamento cacerense também aprovou uma Moção de Pesar em memória da professora Adriana Nezeir de Almeida, que faleceu no último dia 7 de setembro. A moção foi uma propositura do vereador Leandro Santos (União).  

Todas as propostas debatidas e aprovadas durante a sessão ordinária de segunda-feira (11) podem ser conferidas pelo endereço eletrônico 

:https://sapl.caceres.mt.leg.br/sessao/pauta-sessao/384/ 




fonte: Por Marcio Camilo Sec. Imp. Câmara Mun. Cáceres



JBA anuncie aqui rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
sICREDI RS
zoom
Multivida
moto
High Society
Felicitamos o rotariano Sidney Garcia que festejou data natalícia nesta semana recebendo o carinho especial dos amigos e companheiros da família Rotary. Torcemos para que tenha uma vida inteira de muitas realizações e que você consiga todas as coisas que seu coração deseja. Que esse aniversário lhe traga muitas alegrias e muitas vitórias. Soprou velinha nesta semana a simpática Claudiane Estavam Mendes a quem desejamos Paz, Amor, Saúde e Prosperidades. Que Deus lhe proporcione um novo ano repleto de felicidades e realizações. Salute!!! Nosso brinde ao aniversariante da semana Luís Mário Castrillon M. Araújo. Esta coluna deseja o melhor presente que a vida possa te dar com votos de que esta data se repita por muitos anos. Feliz Niver!!!
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados