Café da Manhã
Data:01/09/2023 - Hora:07h53
Greve de Prefeitos
Milhares de prefeitos cumpriram a promessa de fechar as portas das prefeituras na última quarta-feira (30), em protesto contra a forma que o governo distribui os recursos que arrecada do cidadão através de impostos. A principal causa da paralisação, diz respeito à queda dos valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e ao atraso das emendas parlamentares. Além disso, a maioria dos gestores municipais reclama que o governo e o Congresso Nacional criam despesas obrigatórias e não geram maneiras de as prefeituras cumprirem com os pagamentos destas despesas. A paralisação foi programada para acontecer apenas em um dia, como forma de alertar as autoridades para a situação dos municípios, mas as lideranças municipalistas planejam outras formas de protestar, caso as reivindicações não sejam atendidas. A greve atingiu 16 estados do país. Em Mato Grosso 73 municípios aderiram a paralisação.
Eleições 2024
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) recebeu mil novas urnas eletrônicas, modelo 2022. Até a realização das eleições, estão previstas chegar mais 2.760 unidades, totalizando 3.760 urnas, que substituirão os modelos mais antigos, datados de 2009, 2010 e 2011. As urnas recém-chegadas estão atualmente passando pelo processo de registro de patrimônio e gestão, e uma vez finalizados esses procedimentos, equipes técnicas da Coordenadoria de Sistemas Eleitorais do TRE-MT iniciarão os testes de softwares e de hardwares. O modelo 2022, traz melhorias significativas, incluindo recursos aprimorados de acessibilidade, bem como melhorias em segurança, transparência e eficiência.
Resistência Camponesa
Por reestruturação de Núcleo Agrário, cerca de 350 camponeses, organizados desde segunda-feira, 28, na 3ª Semana de Resistência Camponesa, ocupam a sede da Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso (DPE), situada no Centro Político Administrativo (DPE). Na capital, o grupo está acampando na Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). As famílias também já ocuparam o pátio da Justiça Federal. O objetivo do ato é cobrar da DPE o fortalecimento do Núcleo Agrário, a partir da constituição de uma equipe técnica multidisciplinar, e que sejam nomeados defensores públicos que tenham perfil, conhecimento e sensibilidade para as causas do campo. As famílias pedem também um atendimento diferenciado por parte da DPE, devido às pessoas que necessitam de atendimento, em sua maioria, vivem há centenas de quilômetros da capital.
Geração de Empregos
Mato Grosso encerrou o primeiro semestre de 2023 com saldo positivo de 40.119 novos empregos com carteira assinada. Este número, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged/IBGE), é resultado de 324 mil admissões e 284 mil demissões no período. Com isso, o estado fica atrás somente de Goiás, no Centro-Oeste, que possui um saldo nesse período de 58 mil, e em 9ª posição no país no número de geração de emprego. Entre os setores que mais contribuíram para atingir esse saldo no período, o de serviços lidera com 16.225 mais admissões que demissões, seguido da agropecuária, que retoma tendência de contratação e registrou um saldo de 8.347 novos postos de trabalho, depois vem a construção com 6.275, indústria somando 5.729 e o comércio com 3.480. Ainda assim, o crescimento na geração de emprego neste ano está 22,54% menor que o registrado no primeiro semestre do ano anterior, quando, no mesmo período o estado somava 51.794 novos postos de trabalho.
fonte: Da Redação
» COMENTÁRIOS
|
|
Publidicade
High Society
|