Diretora administrativa: Rosane Michels
Domingo, 21 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Câmara apoia projeto de formação cidadã em escolas da zona rural
Data:28/07/2023 - Hora:22h07
Câmara apoia projeto de formação cidadã em escolas da zona rural
CMC

Escolas da zona rural de Cáceres irão receber, a partir de setembro deste ano, as palestras do projeto “Cáceres Falando Direito”. A iniciativa é uma parceria entre Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), a Câmara Municipal e a prefeitura de Cáceres, e tem como objetivo levar noções de cidadania às crianças e adolescentes das regiões mais afastadas do perímetro urbano do município.   

O projeto foi firmado depois que o presidente da Câmara, Luiz Landim, a juíza federal Ana Lya Ferraz, e o secretário municipal de Educação, Fransérgio Piovezam, se reuniram, na semana passada, com os diretores das unidades escolares dos distritos Vila Aparecida e Santo Antônio do Caramujo.  

No encontro, que ocorreu nas comunidades, os diretores das escolas estabeleceram um calendário para desenvolver as atividades do "Cáceres  Falando Direito". A proposta é que a programação do projeto seja conciliada com o calendário escolar anual das unidades. Assim, ficou acordado entre as partes que o projeto terá início na primeira semana de setembro e se estenderá até novembro deste ano.   

Landim destaca que o projeto estimula a prática cidadã, de acordo com a realidade dos envolvidos. Nesse sentido os temas das palestras promovidas pelo Poder Judiciário são de acordo com a realidade vivida pelos moradores da comunidade, e podem envolver temas como: Lei Maria da Penha, drogas, incêndios florestais e crimes cibernéticos.  

O presidente da Câmara e os demais vereadores e vereadoras são grandes entusiastas do projeto, e por um motivo simples: eles viram na prática os resultados positivos da iniciativa junto aos estudantes da zona urbana, quando a Casa de Leis estabeleceu a parceria com a AJUFE para proferir as palestras no plenário da Câmara. 

Agora eles defendem que o projeto precisa contemplar as comunidades que estão mais afastadas da região central da cidade.  

"É uma iniciativa de ponta, que instrui, conscientiza sobre os direitos e forja grandes cidadãos. Um projeto essencial para a formação das nossas crianças e adolescentes, que num futuro, não muito distante, serão os médicos, advogados, engenheiros e políticos que estarão cuidando dos interesses da nossa população", ressaltou Landim.  

Landim e os demais vereadores também enalteceram o esforço pessoal da juíza federal Ana Lya por ela ter se deslocado até as comunidades rurais para levar conhecimento e conscientização às localidades mais afastadas das região central do município




fonte: Por Marcio Camilo da Cruz



Não foi possível realizar a consulta ao banco de dados