Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
COLUNA RELIGIOSA: Coloque-se em último lugar e alcance o melhor em Deus
Data:23/02/2023 - Hora:06h57

 “Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: ‘Que discutíeis pelo caminho?’ Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: ‘Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!’ Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: ‘Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas aquele que me enviou’” (Marcos 9,33-37). 

 

No Evangelho de hoje, Jesus, pela segunda vez, fala aos Seus discípulos sobre a Sua paixão, ou seja, diz a eles que deveria ser entregue nas mãos dos homens, que Ele seria morto, mas, depois de três dias de Sua morte, Ele ressuscitaria. 

Jesus ensina que Seu caminho seria um caminho de sofrimento, de morte, mas que a Sua morte geraria vida, pois Ele ressuscitaria. Contudo, Jesus também percebe que no coração dos Seus discípulos existiam outras preocupações completamente contrárias à proposta do caminho de salvação que Ele lhes propunha. 

Os discípulos estavam tomados pela rivalidade, pela busca do primeiro lugar. Queriam um lugar de destaque, de prestígio, visibilidade, ou seja, estavam tomados pelos sentimentos puramente humanos, contrários aos seguimentos de Jesus. 

Segue verdadeiramente a Jesus quem se coloca no último lugar 

E Jesus, como um bom formador, com toda paciência e amabilidade, senta-se, chama os Seus discípulos e lhes diz que, dentro da lógica do Seu seguimento, aquele que quiser ser o primeiro deve ser aquele que se coloca no último lugar e, se colocando no último lugar, deve ser aquele que serve a todos. 

Seguir a Jesus Cristo é sair da lógica deste mundo e se colocar na lógica do Reino de Deus, onde aprendemos que o maior é aquele que serve. Quem quiser ser o primeiro deve ser o primeiro em servir, em acolher os pequeninos que são como as crianças que necessitam de amparo dos adultos. 

Disputas, rivalidades por busca de prestígio e destaque não são coisas que combinam com o discipulado de Jesus Cristo. Na verdade, é justamente esse tipo de comportamento que nos impede de compreender que, quando aceitamos seguir Jesus, precisamos fazer exatamente como Ele fez: acolher o menor de todos, assim como Jesus acolheu. 

Jesus pega essa criança, coloca-a no seu meio, para dizer justamente isto: Ele veio para acolher os pequenos, os menores, os simples e os humildes. Segue verdadeiramente a Jesus quem se coloca no último lugar, dando a própria vida para que o outro tenha a vida. 

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

 

Padre Bruno Antônio - Sacerdote da Comunidade Canção Nova. 

 



fonte: Padre Bruno Antônio



Não foi possível realizar a consulta ao banco de dados