Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 02 de Julho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Índice de Infestação Predial alto colocam Cáceres em risco de surto para dengue
Data:16/02/2023 - Hora:09h59
Índice de Infestação Predial alto colocam  Cáceres em risco de surto para dengue
Thiago Dutra/PMFI

O resultado do mais recente levantamento que determina o grau de infestação predial do mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue, zika e chicungunya, indica que a situação em Cáceres está em nível de alerta. O levantamento realizado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde apontou o índice de 8%. O volume está acima do nível considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 1%, por isso a Secretaria de Saúde do município alerta à população para eliminar recipientes que possam acumular água e dificultar a reprodução do inseto. 

Segundo o levantamento, os índices de infestação predial inferiores a 1% estão em condições satisfatórias. Entre 1 a 3,9%, estão em situação de alerta. Se o índice de infestação estiver acima de 4%, há risco de surto de dengue. O objetivo do estudo é direcionar as ações de controle para as áreas mais críticas. 

O quadro é bastante preocupante porque revela que os moradores estão baixando a guarda num momento em que a atenção deveria ser total, já que o período é mais crítico, com todas as condições favoráveis para a proliferação do mosquito: muito calor e dias chuvosos. 

De acordo com Cynara Piran, Coordenadora de Vigilância em Saúde, esse levantamento tem como objetivo avaliar de maneira rápida e segura os índices temporais do município. 

Para ela, é uma situação que exige muitas ações e como medida de prevenção, a Vigilância em Saúde vem adotando várias frentes de trabalho, mas que precisa do comprometimento da população, uma vez que a grande maioria dos focos são encontrados nas residências.  

O secretário de Saúde Vitor Miguel explicou que a população pode colaborar para controlar essa situação vedando caixas d’águas baixas, eliminando dos seus imóveis recipientes que acumulam água, como pneus, tampinhas e garrafas. “A população precisa ter consciência que a dengue, chikungunya e zika vírus matam ou causam sérios problemas de saúde. Essa amostragem foi predial, isso é preocupante porque a maior parte dos focos está nas casas de moradores. É preciso remover a água parada e estar atento”, concluiu Vitor Miguel. 

 

Caixa d'água destampada é um dos locais propícios para larvas do mosquito (Foto: João Lêus) 




fonte: Da Redação



anuncie aqui JBA AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
sICREDI RS
moto
High Society
Felicitamos o rotariano Sidney Garcia que festejou data natalícia nesta semana recebendo o carinho especial dos amigos e companheiros da família Rotary. Torcemos para que tenha uma vida inteira de muitas realizações e que você consiga todas as coisas que seu coração deseja. Que esse aniversário lhe traga muitas alegrias e muitas vitórias. Soprou velinha nesta semana a simpática Claudiane Estavam Mendes a quem desejamos Paz, Amor, Saúde e Prosperidades. Que Deus lhe proporcione um novo ano repleto de felicidades e realizações. Salute!!! Nosso brinde ao aniversariante da semana Luís Mário Castrillon M. Araújo. Esta coluna deseja o melhor presente que a vida possa te dar com votos de que esta data se repita por muitos anos. Feliz Niver!!!
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados