Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 02 de Julho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Volta de impostos e escalada dos combustíveis
Data:15/12/2022 - Hora:18h39

Nova gestão do governo federal começa em pouco menos de um mês e traz cenário de incertezas sobre o futuro. A economia, como não poderia ser diferente, é pauta de destaque e atrai olhares de todos os lados. 

Para o setor de combustíveis, o que preocupa é a volta da cobrança de impostos federais, como o PIS/Cofins, que foram zerados sobre a gasolina e óleo diesel este ano para conter a escalada dos preços. 

Uma proposta de orçamento enviada em agosto deste ano pelo atual governo ao Congresso Nacional prevê a manutenção, no ano que vem, das desonerações de PIS/Cofins e Cide sobre gasolina, etanol e gás veicular, e de PIS/Cofins sobre diesel, gás de cozinha e querosene de aviação. No entanto, a medida provisória aprovada sobre o assunto prevê imposto zero somente até o fim deste ano. Para que a tributação siga zerada em 2023, outra MP tem de ser apresentada. 

O Banco Central trabalha com um cenário de reversão de corte de impostos para 2023, o que pode dificultar o cumprimento da meta de inflação em 2023. A meta de inflação fixada para o ano que vem é de 3,25%, mas o mercado estima que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) feche o ano em 4,94%, ainda acima do teto de 4,75%. 

Logo, a possibilidade do retorno dos impostos já preocupa revendedores e principalmente consumidores. E como sabemos, aumento nos combustíveis provoca uma reação em cadeia e onera setores essenciais, como supermercados, feiras e farmácias, o que deve impactar ainda mais o bolso das famílias. 

A estimativa é que somente na gasolina, o aumento seja de 90 centavos por litro com a volta dos impostos, já a partir de 1° de janeiro. Em uma conta rápida, um motorista que precisa encher o tanque do seu carro duas vezes ao mês, suponhamos que seja um carro popular, com capacidade média de 50 litros, ele precisará desembolsar aproximadamente R$ 100 a mais para colocar a mesma quantidade de combustível. 

Como já passamos por uma situação parecida há alguns meses, o que observamos é que o consumidor vai dar um jeito de fechar seu orçamento e cortar gastos considerados não essenciais. 

Nessa lista deve entrar formas de economizar combustível, o que novamente tende a gerar uma reação em cadeia, pois passeios familiares, idas à restaurantes ou pontos turísticos ou qualquer programa que envolva deslocamento de veículo, provavelmente serão evitados. 

Controlar as despesas com a gasolina pode ser considerada uma tarefa relativamente simples em comparação com tentar diminuir as despesas quando o assunto é o diesel. 

Esse mesmo consumidor que vai buscar meios de economizar sua gasolina, não vai conseguir controlar os preços dos produtos nos supermercados, por exemplo. Isso porque, os produtos provavelmente ficarão mais caros por conta do aumento no custo do transporte e consequentemente o aumento no valor do frete. 

Sabemos também que de todos os setores pagadores de tributos, o de combustíveis é o de maior grau de complexidade e cria enormes distorções no mercado, o que acaba promovendo concorrência desleal por meio da sonegação. 

E mesmo sendo considerado essencial, se tornou fonte de arrecadação exorbitante. A manutenção dos cortes nos impostos para o próximo ano é de suma importância para evitar nova escalada nos preços e continuar movimentando o país, e claro, aliviando um pouco o bolso do consumidor. ___***Claudyson Martins Alves é empresário do segmento de combustíveis. 

 




fonte: Claudyson Martins Alves



AREEIRA anuncie aqui JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
sICREDI RS
Multivida
zoom
moto
High Society
Felicitamos o rotariano Sidney Garcia que festejou data natalícia nesta semana recebendo o carinho especial dos amigos e companheiros da família Rotary. Torcemos para que tenha uma vida inteira de muitas realizações e que você consiga todas as coisas que seu coração deseja. Que esse aniversário lhe traga muitas alegrias e muitas vitórias. Soprou velinha nesta semana a simpática Claudiane Estavam Mendes a quem desejamos Paz, Amor, Saúde e Prosperidades. Que Deus lhe proporcione um novo ano repleto de felicidades e realizações. Salute!!! Nosso brinde ao aniversariante da semana Luís Mário Castrillon M. Araújo. Esta coluna deseja o melhor presente que a vida possa te dar com votos de que esta data se repita por muitos anos. Feliz Niver!!!
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados