Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 02 de Julho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
FIPe
Vigilância em Saúde alerta para alto índice de infestação predial por Aedes aegypti em Cáceres
Data:18/11/2022 - Hora:11h46
Vigilância em Saúde alerta para alto índice de infestação predial por Aedes aegypti em Cáceres
Julio Diniz

As primeiras chuvas já sinalizam a necessidade de todos ficarem atentos e cuidarem para que o Aedes aegypti transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, não nasça. Esse cenário ressalta a importância de manter o controle para evitar focos do mosquito e atenção redobrada aos sintomas das doenças.  

De acordo com Cynara Piran, Coordenadora de Vigilância em Saúde, o último levantamento rápido de índice de infestação predial, realizado no início de novembro apontou um índice alto de 4,1, sendo que o tolerante está limitado a 2,0, ou seja, estamos muito próximo do índice mais alto de infestação que é 5,0.  

“Esse resultado coloca Cáceres infelizmente numa situação bem crítica na classificação de risco alto. Para se ter uma ideia somente três bairros apresentaram índice baixo”, explica Cynara. 

Ela destaca que por ano são realizadas seis levantamento do índice, que são feitos por amostragem e neste último foi constatado que os grandes vilões são as caixas de água baixa, que nem sempre são vedadas a ponto de impedir a criação dessas larvas, por se tratar de reservatórios que são usados diariamente. Nesse contexto é fundamental que essas caixas após utilizadas sejam bem tampadas. 

Embora a situação esteja desfavorável na maioria da cidade, a população pode reverter esse cenário.  Para isso é fundamental que cada pessoa semanalmente faça vistorias no seu imóvel para evitar focos do mosquito. Com as chuvas, aumenta a formação de criadouros do Aedes aegypti fora e dentro de casa. Baldes, potes, bacias, tambores e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d’água, devem ser limpos e vedados corretamente. Deve-se manter calhas limpas, colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas. 

Cynara ainda ressaltou que uma tampinha de garrafa PET é suficiente para o mosquito colocar seus ovos.  “Por isso, devemos manter a atenção e fazer nossa parte para evitar o pior”, conclui.  

 




fonte: Da Redação



JBA anuncie AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
sICREDI RS
moto
High Society
Felicitamos o rotariano Sidney Garcia que festejou data natalícia nesta semana recebendo o carinho especial dos amigos e companheiros da família Rotary. Torcemos para que tenha uma vida inteira de muitas realizações e que você consiga todas as coisas que seu coração deseja. Que esse aniversário lhe traga muitas alegrias e muitas vitórias. Soprou velinha nesta semana a simpática Claudiane Estavam Mendes a quem desejamos Paz, Amor, Saúde e Prosperidades. Que Deus lhe proporcione um novo ano repleto de felicidades e realizações. Salute!!! Nosso brinde ao aniversariante da semana Luís Mário Castrillon M. Araújo. Esta coluna deseja o melhor presente que a vida possa te dar com votos de que esta data se repita por muitos anos. Feliz Niver!!!
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados