Cáceres 244 anos de encantos e histórias
Data:05/10/2022 - Hora:07h55
Reprodução Web
Ainda é fácil relembrar o que já escrevemos a cada edição especial de aniversário de nossa Princesinha Cáceres, nossa história na cidade é longa e marcada por ter a honra de reportar diariamente nesses quase 61 anos os principais acontecimentos desta cidade que hoje festeja 244 anos de fundação.
Então que rufem os tambores e soem as trombetas, assim o capitão-general Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres registrou o cumprimento de sua ordem pelo tenente de dragões Antônio Pinto do Rego e Carvalho para fundar, erigir e povoar a Vila Maria do Paraguai em 1778, hoje Cáceres.
As razões para a fundação do povoado foram a necessidade de defesa e incremento da fronteira sudoeste de Mato Grosso; a comunicação entre Vila Bela da Santíssima Trindade e Cuiabá e, pelo rio Paraguai, com a capitania de São Paulo; e a fertilidade do solo no local, com abundantes recursos hídricos
Começou como Rainha, Dona Maria de Portugal, homenageada em Vila Maria do Paraguai, germinou em Jacobina, teve seus dias áureos em Descalvados, berço de heróis de nossa história, e com o avanço despertou São Luis de Cáceres, promissora cidade às margens do caudaloso Rio Paraguai, que continua banhando a orla daquela que se tornou Princesa, guindando o padroeiro São Luis de França ao altar de sua Igreja matriz, onde abençoa o cotidiano desse povo hospitaleiro. De Jacobina onde a semente foi plantada, germinando em Descalvados, berço de guerreiros, a terra de São Luis fruto do trabalho e fé em Deus de sua gente, superou e vem superando os desafios. Uma terra abençoada com um paraíso ecológico, filão turístico que infelizmente é pouco explorado, mas Cáceres com sua imponência de Princesinha do Pantanal, acolhe o forasteiro por amor e por suas ruas estreitas e casarões centenários contam um pouco da sua história. Rincão abençoado por Deus e bonito por natureza, sua fauna e flora são bênçãos divinas que ilustram o pano de fundo de sua fina estampa.
Cáceres, berço do maior Festival de Pesca embarcada do mundo, legado do saudoso Aderbal Michelis. Terra de gente boa e feliz, cercada de uma beleza ímpar, que encanta os olhos de quem aqui vive e visita.
Cáceres assinala hoje seu 244º aniversário, em meio a festividades públicas, a cidade vive momento pujante como resultante de maciços investimentos em diversos setores. Assim a semana do seu aniversário foi reservado pela administração pública para ser o marco de várias atividades culturais, artísticas, feira gastronômica, mutirão de limpeza do rio Paraguai, caminhada na natureza, shows musicais, inaugurações e lançamentos de obras.,
E neste momento tão especial em que celebramos mais um aniversário da Princesinha, nós da família "Jornal Correio Cacerense" queremos congratular com todos os cacerenses pelo esforço de cada um na construção diária da cidade, aos que aqui nasceram e aos que escolheram essa terra para ser sua e participar ativamente da construção de sua história.
Parabéns Cáceres! Nos seus 244 anos vamos celebrar o seu passado e o seu presente, porque é muito bom viver na cidade em que se vê o “futuro no horizonte”. Bom dia!
fonte: Da Redação
» COMENTÁRIOS
|
|
Publidicade
High Society
|