Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Salute Pais!
Data:13/08/2022 - Hora:17h34
Salute Pais!
Reprodução Web

Neste domingo o país inteiro comemora o Dia dos Pais, data que deve ser vista não apenas como um dia para dar presentes, mas sim para se fazer presente. O Dia dos Pais, é antes de tudo, um dia para amar, para reconhecer e homenagear o herói da nossa infância. Há relatos que apontam para festejos em torno da figura do pai na Antiguidade. Reza a lenda que há cerca de 4 mil anos, na Babilônia, um jovem chamado Elmesu esculpiu uma mensagem para seu pai em argila desejando-lhe saúde e felicidade.  

Porém a ideia de comemorar o Dia dos Pais surgiu nos Estados Unidos, no ano de 1909, quando Sonora Louise Smart Dood, filha de um ex-combatente da Guerra Civil Americana, resolveu homenagear seu pai. Assim como no caso do Dia das Mães, a data foi pensada com o intuito de fortalecer os laços familiares. O desejo de Sonora, que surgiu ao ouvir um sermão dedicado às mães, era agradecer ao pai pela dedicação aos filhos após ter perdido sua esposa no nascimento de seu sexto filho. Ele teria criado os filhos sozinho e era visto pela filha como um herói. Em 1910, com a ajuda de uma entidade de jovens cristãos de sua cidade, Sonora enviou à Associação Ministerial de Spokane, em Washington, a sua petição para que a data se tornasse oficial. Assimo primeiro Dia dos Pais foi comemorado no dia 19 de junho de 1910, aniversário do pai de Sonora. 

Depois da primeira celebração, a data difundiu-se por todo o estado de Washington e, em seguida, por todas as regiões dos Estados Unidos. Desde então, o Father's Day (Dia dos Pais) é celebrado por lá no terceiro domingo do mês junho. No entanto, a data só foi oficializada em território estadunidense no ano de 1966, pelo Presidente Richard Nixon. Em 1972, tornou-se feriado nacional. 

Já o pai brasileiro ganhou um dia especial a partir de 1953 com a iniciativa do publicitário Sylvio Bhering, que se propôs a incentivar a celebração em família e pela primeira vez no dia 14 de agosto foi festejado o Dia dos Pais. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto com o objetivo de expressar o amor pela figura do Pai.  

Colocando a história de lado, hoje nos tempos modernos, vivenciamos um mundo bastante atribulado, todos correndo contra o tempo, que voa e a vida passa rapidamente e nessa loucura toda percebemos que muitos valores são simplesmente esquecidos. Vemos que existem muitas crianças que desconhecem a figura paterna ou que sofrem maus tratos por parte daqueles que deveriam personificar o amor, o carinho e a dedicação. Também há quem seja Pai sem nunca ter sido. Houve um tempo em que o Pai era sinônimo de autoridade, hoje é de cumplicidade. Muito antigamente, o pai era aquele que morava na mesma casa que a mãe e, casados, educavam seus filhos. Hoje não é mais regra, há pais de todo tipo e estilos, tem pais solteiros, adotivos, casados, divorciados, velhos, jovens, descolados, careta, emotivo, conselheiro, caladão, analógico, democrático, faz tudo, torcedor, high tech e por aí vai, mas o que importa mesmo é que o Pai seja aquele que mesmo sem tempo, na correria do dia a dia, encontre momentos para ser parte da vida dos filhos. E também é muito importante que os filhos compreendam que Pai não vive apenas para dar, ele também deseja receber sorrisos, abraços, amor, atenção e compreensão. Porque é no ato de dar e receber, de cuidar e ser cuidado, de respeitar e ser respeitado que se constrói a relação pai e filho. Afinal Pai perfeito não é um super-herói de animações e nem alguém sem o mínimo de defeito. O melhor pai é aquele que, diante de suas imperfeições e das do filho, cai, levanta, ensina, aprende e caminha sempre ao lado, de mãos dadas.  Ser pai significa amar sem limites; perdoar inúmeras vezes e, talvez, repreender mais vezes ainda. 

É essa figura que recebe neste domingo, dia 14 de agosto, todas as homenagens pelos sorrisos, brincadeiras, amizade, amor, dedicação e companheirismo que expressam aos seus filhos e que sem dúvida é um patrimônio que não tem preço. Bom dia e nossos Parabéns! 




fonte: Da Redação



Não foi possível realizar a consulta ao banco de dados