Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 03 de Julho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Famato e Sindicatos Rurais de MT participam do Encontro Nacional do Agro em Brasília
Data:12/08/2022 - Hora:21h03
Famato e Sindicatos Rurais de MT participam do Encontro Nacional do Agro em Brasília
Assessoria

Uma comitiva formada por representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e 46 Sindicatos Rurais de Mato Grosso esteve presente no Encontro Nacional do Agro nesta semana (10/08), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento foi promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), federações estaduais, sindicatos e associações.

Mais de 3,5 mil pessoas dos 26 Estados e do Distrito Federal participaram do encontro que também teve a presença do presidente da República Jair Bolsonaro, ministros, parlamentares e lideranças do setor produtivo rural.

“Esse evento foi importante para trazer aos candidatos à presidência da República e parlamentares o que o agro precisa para continuar dando respostas ao Brasil, principalmente em termos de sustentabilidade econômica para o país”, disse o presidente do Sistema Famato, Normando Corral.

Com uma extensa programação, a delegação mato-grossense participou dos debates, análises de cenários econômicos, políticos e da agenda legislativa do setor, além de palestras sobre segurança alimentar, meio ambiente e comunicação.

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins destacou que, pela primeira vez na história, a CNA conseguiu fazer um evento em Brasília com representantes do agro de todo o país, reunindo produtores, federações e sindicatos rurais de “Roraima ao Rio Grande do Sul”.

Segundo ele, o mundo inteiro vive a expectativa de o Brasil ser o primeiro e o mais seguro celeiro do mundo e que é necessário o país assumir seu protagonismo global.

“O Brasil não pode mais ficar à revelia e tem que se posicionar como líder do mundo. Temos consciência do nosso papel, mas podemos fazer muito mais pelo país, além de produzir”, afirmou João Martins.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, destacou que a agricultura familiar e o agronegócio “são uma só família”. Lembrou que os produtores não pararam na pandemia e que 1 bilhão de pessoas no mundo dependem da produção brasileira. Reafirmou, ainda, que os produtores brasileiros são os que mais preservam no mundo.

Durante o encontro foram apresentadas propostas ao presidente Jair Bolsonaro, às autoridades e aos presentes. O documento “O que esperamos dos nossos governantes” trata de temas específicos do setor, como reformas tributária, administrativa e política; educação, formação e emprego; saúde e segurança; segurança alimentar; e meio ambiente (fontes de energia limpa e mercado de carbono). Para saber as informações acesse: https://cnabrasil.org.br/noticias/cna-apresentar-propostas-preliminares-do-agro-para-o-pais#.YvPvoSuwfMY.whatsapp.

Para o presidente do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, Marcelo Lupatini, o mais importante do documento é a questão do Marco Temporal. “Se a questão do Marco Temporal não for aprovada a gente vai perder o direito da propriedade e aí acabou agricultura na minha opinião”, apontou Lupatini.

A presidente do Sindicato Rural de São Félix do Araguaia, Daniela Caetano de Brito, considerou a iniciativa da CNA uma oportunidade para os produtores rurais discutirem as dificuldades do setor.  “É uma honra estar participando deste evento, representando o Araguaia. A gente sabe da dimensão que é o Brasil, da diversidade da nossa produção. Mas sabemos também das dificuldades que temos em comum com todos os produtores rurais. E esse momento proporcionado pela CNA nos deu a possibilidade de discutir essas pautas.

“A nossa região, São José do Xingu, o nordeste de Mato Grosso, está sendo bastante expressiva, principalmente na produção agrícola e pela já consolidada pecuária. A agricultura vem movimentando cada vez mais números significativos, contribuindo para Mato Grosso e o país como um todo. Para mim foi gratificante acompanhar os debates aqui no evento”, destacou o presidente do Sindicato Rural de São José do Xingu, Fernando Tulha.

“Mais uma vez a CNA saiu na frente, junto com a Famato, proporcionando para nós presidentes de sindicatos rurais estar aqui em um evento desse. É muito importante para nós termos essas informações privilegiadas para levá-las ao produtor rural. É gratificante para mim estar aqui representando a região Oeste de Mato Grosso e o Vale do Guaporé”, disse o presidente do Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, Michel Leinat.   




fonte: Assessoria



AREEIRA rotary JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
sICREDI RS
moto
High Society
Felicitamos o rotariano Sidney Garcia que festejou data natalícia nesta semana recebendo o carinho especial dos amigos e companheiros da família Rotary. Torcemos para que tenha uma vida inteira de muitas realizações e que você consiga todas as coisas que seu coração deseja. Que esse aniversário lhe traga muitas alegrias e muitas vitórias. Soprou velinha nesta semana a simpática Claudiane Estavam Mendes a quem desejamos Paz, Amor, Saúde e Prosperidades. Que Deus lhe proporcione um novo ano repleto de felicidades e realizações. Salute!!! Nosso brinde ao aniversariante da semana Luís Mário Castrillon M. Araújo. Esta coluna deseja o melhor presente que a vida possa te dar com votos de que esta data se repita por muitos anos. Feliz Niver!!!
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados