Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 03 de Julho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
FIPe
COLUNA REMANSO FRATERNO: Um pouco de história
Data:15/06/2022 - Hora:08h02
COLUNA REMANSO FRATERNO: Um pouco de história
Divulgação

Com o imprescindível apoio do JORNAL CORREIO CACERENSE, o mais antigo e tradicional jornal impresso de Cáceres e região Oeste, semanalmente traremos matérias relacionadas a nossa instituição, o Remanso Fraterno "João Gabriel", entidade social que tem por objetivo a promoção da pessoa idosa em nossa cidade. 

 

Um pouco da história 


Era o ano de 1999 e, numa conversa informal entre amigos que já faziam trabalhos sociais em Cáceres, ela funcionária do Banco do Brasil e ele cliente desde 1984, travou-se o seguinte diálogo: -"Quando me aposentar quero fazer algum trabalho social com e para os idosos". Seguiu-se este breve comentário: 

-"Pode contar comigo". 

O tempo passou e após algumas ações, tais como visitas semanais à idosos conhecidos, identificação de necessidades e diálogos fraternos e, a elaboração de um pequeno cadastro, nascia a ideia da constituição da tão sonhada instituição. A data oficial da fundação jurídica da entidade aconteceu numa reunião no prédio de geografia da UNEMAT, na data de 05 de março de 2004. 

O nome, uma homenagem ao pai e avô da sócia fundadora, respectivamente João e Gabriel, que segundo relatos dos familiares e amigos, tiveram intensa participação em ajudar o próximo. 

E isso também se constituía numa justa homenagem póstuma a ambos e uma inspiração aos voluntários da instituição nascente. 

O REMANSO FRATERNO JOÃO GABRIEL é uma instituição do terceiro setor e busca a promoção biopsicossocial e espiritual do idoso, com apoio de suas próprias famílias, empresários locais, fundações, poder público, comunidade e voluntários.
A diretoria é constituída de voluntários, ou seja, não remunerados. Funciona na modalidade "Centro Dia", em que o idoso faz atividades na instituição e retorna ao final do dia à sua família. Portanto, não se trata de uma entidade de longa permanência como outras existentes. Possui toda documentação jurídica exigida nas leis vigentes e segue o Estatuto do Idoso. Possui, também, reconhecimento de Utilidade Pública Municipal, estadual, com tramitação do reconhecimento federal. 

Como bem destaca uma das fundadoras, a responsabilidade com relação à pessoa idosa, primeiramente é da família, depois do Estado e, por último, da sociedade. O Remanso Fraterno João Gabriel faz o papel da sociedade. 

Para concluir: o diálogo "despretensioso" realizado na Agência do BB a mais de 20 anos, foi entre Marizete Carneiro Guimarães e, eu, que escrevo esta matéria. E foi assim, que o Remanso Fraterno João Gabriel, iniciou sua história! 

Nas próximas semanas teremos mais informações sobre a instituição Remanso Fraterno João Gabriel, AGUARDEM! 

Gilmar Batista Marostega - 1° Secretário - Gestão 2022/2024. 

 




fonte: Gilmar Batista Marostega



anuncie aqui AREEIRA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
sICREDI RS
Multivida
zoom
moto
High Society
Felicitamos o rotariano Sidney Garcia que festejou data natalícia nesta semana recebendo o carinho especial dos amigos e companheiros da família Rotary. Torcemos para que tenha uma vida inteira de muitas realizações e que você consiga todas as coisas que seu coração deseja. Que esse aniversário lhe traga muitas alegrias e muitas vitórias. Soprou velinha nesta semana a simpática Claudiane Estavam Mendes a quem desejamos Paz, Amor, Saúde e Prosperidades. Que Deus lhe proporcione um novo ano repleto de felicidades e realizações. Salute!!! Nosso brinde ao aniversariante da semana Luís Mário Castrillon M. Araújo. Esta coluna deseja o melhor presente que a vida possa te dar com votos de que esta data se repita por muitos anos. Feliz Niver!!!
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados