Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 03 de Julho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
FIPe
Oeste Rural Show vai debater riscos e maximização dos lucros na integração lavoura-pecuária
Data:18/03/2022 - Hora:08h58
Oeste Rural Show vai debater riscos e maximização dos lucros na integração lavoura-pecuária
Divulgação

A integração lavoura-pecuária é um sistema que possui diversos desafios e vantagens. Pensando nisso, a Oeste Rural Show, em Pontes e Lacerda, vai contar com uma palestra que vai abordar as técnicas de como maximizar o lucro por hectare e minimizar os riscos desse modelo de produção agropecuário. 

A palestra será ministrada pelo zootecnista Welton Cabral, da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). Cabral é doutor em Agricultura tropical e mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tendo em sua atividade profissional atuado como professor universitário e gerente de fazenda. 

Cabral explica que os principais riscos estão ligados à complexidade da junção dos sistemas de produção. “Separadamente as atividades já são complexas e possuem as demandas de atenção do produtor. Na atividade que ele já atua, como soja e milho, por exemplo, sem problemas, já roda normalmente. O risco está em entender o novo integrante do sistema de produção da fazenda (boi) e ainda não deixar cair a eficiência da lavoura (soja/milho)”, alerta. 

Cabral explica que quando os dois sistemas se juntam, as atividades possuem “grande sinergismo produtivo”, com ganhos para ambos os sistemas, mas que operacionalmente fica mais complexo e desafiador. 

Dessa forma, algumas questões acabam se acentuando como riscos que merecem atenção dos produtores como a mão de obra da pecuária que possui “cultura e capacidade de execução totalmente diferentes da lavoura” ou “gestor que entenda bem dos dois sistemas de produção”, já que geralmente entende apenas de um, e acaba gerando um outro custo, pois em muitos casos o produtor precisa contratar um segundo gestor. 

“Outro tema que merece atenção é que a propriedade aumenta a intensidade de trabalho e atenção do produtor e seu gestor. Uma vez que agora não tem mais janela de menor demanda de trabalho. Pois, a fazenda passa a ter intensidade de trabalho o ano todo. Também existe aumento do quadro de funcionários, o que exige administrar as diferenças de culturas de ambas as equipes”, reforça. 

O pesquisador enfatiza que a boa administração dos riscos aliada a uma boa execução das atividades e estruturas da integração lavoura-pecuária, são fatores que maximizam os lucros. “Planejar com antecedência e executar na hora certa e do jeito certo é um dos principais segredos para dar certo a integração. Outro ponto é planejar bem o caixa da empresa. Se não tiver preparado financeiramente, nem comece. Ambas as atividades demandam muito capital”, reforça Cabral, que vai dar mais detalhes sobre o tema durante a palestra, no dia 26 de maio, às 9h, no Parque de Exposição de Pontes e Lacerda. 

 




fonte: Assessoria



anuncie aqui JBA AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
sICREDI RS
Multivida
moto
High Society
Felicitamos o rotariano Sidney Garcia que festejou data natalícia nesta semana recebendo o carinho especial dos amigos e companheiros da família Rotary. Torcemos para que tenha uma vida inteira de muitas realizações e que você consiga todas as coisas que seu coração deseja. Que esse aniversário lhe traga muitas alegrias e muitas vitórias. Soprou velinha nesta semana a simpática Claudiane Estavam Mendes a quem desejamos Paz, Amor, Saúde e Prosperidades. Que Deus lhe proporcione um novo ano repleto de felicidades e realizações. Salute!!! Nosso brinde ao aniversariante da semana Luís Mário Castrillon M. Araújo. Esta coluna deseja o melhor presente que a vida possa te dar com votos de que esta data se repita por muitos anos. Feliz Niver!!!
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados