Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 08 de Outubro de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Repórter, caçador de notícias
Data:16/02/2022 - Hora:08h03
Repórter, caçador de notícias
Reprodução

No Dia Nacional do Repórter (16 de fevereiro) nossas homenagens aquele que diariamente investiga, entrevista, pesquisa e produz notícias e matérias para os meios de comunicação, levando informações a população sobre os mais variados assuntos.  

Um trabalho de relevante importância para população, pois se utilizam de fatos políticos, econômicos, culturais, sociais, naturais e outros para transmitirem informações que possam ou não modificar as opiniões públicas. 

Uma tarefa as vezes árdua, em vista de que conviveram e convivem até os dias atuais com a censura, perseguição política, militar, policial e até de criminosos. Só pra se ter uma ideia, de acordo com o relatório de 2020 da organização Repórteres sem Fronteiras, 50 jornalistas foram mortos no ano em decorrência da profissão. Tais fatos enaltecem ainda mais a importância do repórter, que diversas vezes se arrisca para levar a informação até a sociedade. Esses profissionais exercem outras funções como de apresentadores de telejornais e de rádio, editores de textos jornalísticos para os telejornais, assessores de imprensa, atuam em websites, etc. Assim, a figura do repórter é imprescindível para a produção de conteúdo apurados e com qualidade profissional. Mas se faz importante enfatizar, que nem todo jornalista é repórter.  

A profissão surgiu a partir de 1442, quando o alemão Johannes Gutenberg revolucionou a imprensa com uma nova técnica de impressão usando máquinas – antes a impressão era manual. A invenção foi fundamental para a criação dos jornais modernos e, consequentemente, o surgimento dos primeiros repórteres. Nas décadas seguintes as publicações aumentaram e a profissão do repórter ficou mais conhecida.  Euclides da Cunha, é considerado por alguns historiadores como o primeiro repórter do Brasil, devido à cobertura da Guerra de Canudos em 1896. Na época, entrevistou presos, pesquisou arquivos sobre os personagens da guerra, como Antônio Conselheiro, e narrou para o Brasil, o que acontecia no arraial.  

História a parte, mas o fato é, que faça chuva ou faça sol, o bom profissional está sempre em alerta para levar as notícias até a população, revelando que o repórter nasce com esta vocação e apenas é burilado pelo tempo, que nos mostra ser muito difícil formar um profissional de reportagem, sanando de curiosos, o vicio coppy-desck, comum após o advento da internet. Nada contra pesquisas, elas enriquecem uma reportagem, um texto, o que um bom repórter evita, é se viciar nas Wikipédia da vida, afinal, a notícia acontece no cotidiano e sua busca, conteúdo e produção se restringe aos seis vocábulos: o quê?... como?...onde?......quando?... porquê...com quem? Pronto, aí está o hexágono para uma notícia, o resto é com o repórter, que recebe hoje sem distinção o abraço do sexagenário JCC. 




fonte: Da Redação



AREEIRA rotary anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
sICREDI RS
High Society
Flashs a Cristiane Maciel Mendes que brinda data e recebe os calorosos abraços dos familiares e amigos que entoam o tradicional Parabéns. Que você celebre com muita alegria e encha o coração de gratidão e esperança para viver mais um ano de vida. Esta coluna deseja felicidades, muito amor, sucesso e saúde sempre. Feliz Aniversário!   Flores multicoloridas a aniversariante Terezinha de Moraes Rondon que festejou mais uma primavera. Na oportunidade ela recebeu o carinho especial dos familiares e rol de amigos. Que Deus lhe conceda mita saúde e muitos anos de vida. Receba neste dia nossa homenagem com votos de felicidades! O casal Fabrício Galli e Juliana Deijani, proprietários da Óticas Bamboo, continua se destacando no cenário local ao trazer as últimas tendências da moda em óculos para seus clientes. Com um olhar atento às novidades do mercado e um compromisso com a qualidade, eles mantêm a Óticas Bamboo sempre atualizada e em sintonia com o que há de mais moderno no universo eyewear. Parabéns a Fabrício e Juliana por estarem sempre inovando e oferecendo produtos que unem estilo e elegância!
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados