Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 04 de Julho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
FIPe
Retorno das chuvas acende o alerta para aumento dos casos de dengue
Data:18/11/2021 - Hora:08h18
Retorno das chuvas acende o alerta para aumento dos casos de dengue
Evitar água parada é um cuidado a ser tomado (Foto: Ilustrativa)

Enquanto a intensificação das chuvas é comemorada em alguns setores, na saúde elas acendem o alerta. Especialmente associadas às altas temperaturas. O cenário dispara o alarme, devido ao perigo representado por um velho adversário: o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.  Uma vez que o pico da doença acontece de dezembro a fevereiro.  

Antes mesmo da chegada do verão, período em que as doenças provocadas pelo Aedes aegypti atingem seu ápice, Mato Grosso já apresenta índices preocupantes. Segundo o Informe Epidemiológico de número 14 da Secretaria Estadual de Saúde, até dia 23 de outubro já foram notificados 24.967 casos no Estado, sendo que foram 28 graves e seis mortes confirmadas, além de outras três em investigação. A incidência está em 716,5 para cada 100 mil habitantes.  

Sessenta e oito cidades estão na classificação de Alto Risco para Dengue, entre elas: Araputanga, Glória D’Oeste, Reserva do Cabaçal, Figueirópolis D’Oeste, Jauru, Pontes e Lacerda, Indiavaí e Mirassol D’Oeste. Para Zika apenas duas cidades estão com Alto risco e para Chikungunya nenhum município apresenta risco até o momento.  

Em Cáceres, de acordo com o informativo, foram notificados 146 casos de Dengue, 12 de Zika e 13 de Chikungunya, sendo importante adotar as medidas de prevenção não só por parte dos agentes de endemias com visitas, orientações, mas de cada cidadão fazer sua parte para evitar a proliferação do mosquito. 

A forma mais eficaz de prevenção é o combate ao Aedes aegypti, impedindo-se seu nascimento. Infelizmente os principais criadouros do mosquito são encontrados nas residências, principalmente em quintais. Portando cabe ao cidadão eliminar água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, caixas d’água destampadas, piscinas sem uso e sem manutenção, calhas entupidas, lixo a céu aberto, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. 

Já trabalhando na agilidade das ações, a prefeita Eliene Liberato Dias e a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Cynara Piran, entregaram na manhã de ontem, 50 tablets aos Agentes de Combate às Endemias, que servirão para registrar as visitas domiciliares, diagnósticos e notificações dos casos no município, o que aumentará a produtividade bem como a qualidade do atendimento e dos serviços.  

Prefeita Eliene fazendo a entrega dos tablets (Foto: Fernando) 

 




fonte: Da Redação



AREEIRA anuncie rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
sICREDI RS
moto
High Society
Felicitamos o rotariano Sidney Garcia que festejou data natalícia nesta semana recebendo o carinho especial dos amigos e companheiros da família Rotary. Torcemos para que tenha uma vida inteira de muitas realizações e que você consiga todas as coisas que seu coração deseja. Que esse aniversário lhe traga muitas alegrias e muitas vitórias. Soprou velinha nesta semana a simpática Claudiane Estavam Mendes a quem desejamos Paz, Amor, Saúde e Prosperidades. Que Deus lhe proporcione um novo ano repleto de felicidades e realizações. Salute!!! Nosso brinde ao aniversariante da semana Luís Mário Castrillon M. Araújo. Esta coluna deseja o melhor presente que a vida possa te dar com votos de que esta data se repita por muitos anos. Feliz Niver!!!
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados