Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 04 de Julho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Através de cartas, reeducandas contam situações de violência sofrida antes da privação de liberdad
Data:04/11/2021 - Hora:08h14
Através de cartas, reeducandas contam situações   de violência sofrida antes da privação de liberdad
Reeducandas voluntárias no projeto (Foto: Ana Araujo)

Mulheres das unidades penais de Cáceres e Mato Grosso participaram durante os meses de setembro e outubro do Projeto Inventário Lilás. Lançado no final de agosto, a iniciativa, coordenada pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário (GMF), teve como o objetivo estimular as reeducandas a escreverem cartas contando situações de violência que passaram antes da privação de liberdade.  

Em Cáceres, doze reeducandas voluntárias participaram do projeto que realizou oficinas de escritas culminando com a entrega das cartas no final do mês de outubro.   Além das cartas, as reeducandas tiveram a oportunidade de debater sobre todos os tipos de violência de gênero, e algumas delas narravam suas próprias experiências.  

De acordo com o projeto, algumas das histórias contadas nas cartas, serão interpretadas pelos atores do Cena Onze e também serão compiladas em uma cartilha. 

Para a psicóloga Cristina Ferreira da Silva, responsável pelo projeto na cadeia feminina em Cáceres, o Inventário lilás muito além de estimular a escrita é uma forma delas serem ouvidas, porque grande parte das mulheres em situação de cárcere privado passaram por algum tipo de violência e através das cartas elas tiveram a oportunidade de romper esse silêncio. 

Cristina ressalta que seu trabalho voluntário na Cadeia Pública Feminina, foi iniciado através do Conselho da Comunidade ainda quando cursava a graduação e hoje dá continuidade como forma de agradecimento pela realização da profissão que escolheu e que acredita ser seu maior dom.  Ela revelou que além dos atendimentos, desenvolve em conjunto com a direção palestras e muitas outras atividades, envolvendo em certas oportunidades os familiares, objetivando sempre despertar em cada detenta que é possível ter uma vida digna sem voltar à criminalidade. 

O coordenador do GMF, juiz Geraldo Fidélis, explicou que o Inventário Lilás une as pessoas, de forma voluntária, para que as reeducandas sejam ouvidas. “O que nos une é a vontade de diminuir um pouco a dor, este é o nosso espírito. Nas cartas serão mostradas as emoções, dores e aflições de antes do cárcere e também no cárcere. Estamos com esta parceria para dar o apoio que for necessário para tentar diminuir este momento dolorido”, concluiu o magistrado. 

 

Cartas escritas pelas reeducandas de Cáceres (Foto: Cristina Ferreira) 




fonte: Da Redação



AREEIRA JBA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
sICREDI RS
moto
High Society
Felicitamos o rotariano Sidney Garcia que festejou data natalícia nesta semana recebendo o carinho especial dos amigos e companheiros da família Rotary. Torcemos para que tenha uma vida inteira de muitas realizações e que você consiga todas as coisas que seu coração deseja. Que esse aniversário lhe traga muitas alegrias e muitas vitórias. Soprou velinha nesta semana a simpática Claudiane Estavam Mendes a quem desejamos Paz, Amor, Saúde e Prosperidades. Que Deus lhe proporcione um novo ano repleto de felicidades e realizações. Salute!!! Nosso brinde ao aniversariante da semana Luís Mário Castrillon M. Araújo. Esta coluna deseja o melhor presente que a vida possa te dar com votos de que esta data se repita por muitos anos. Feliz Niver!!!
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados